Variedades e características da alface

comer alface

A alface é cultivada em todo o mundo há 2.500 anos, sendo atualmente possível encontrar esta verdura durante todo o ano.

Na realidade, todas as alfaces são da mesma espécie, a Lactuta sativa, mas têm-se produzido variedades diferentes para o consumo (existem duas variedades principais – as de folha solta e as que formam repolho).

Além disso, podemos encontrar todo o tipo de cores, desde o verde intenso ou verde alface ao vermelho e roxo. As variedades brancas obtêm-se ao tapar os rebentos, impedindo que o sol lhes bata, pelo que não chegam a fabricar clorofila de cor verde para realizar a fotossíntese.

Dicas:

  • O sabor amargo da alface depende da temperatura: quanto mais calor, mais amargura ela se torna. Se preferir alfaces com um sabor menos acentuado, escolha as que foram colhidas cedo ou no inverno.
  • Se a alface for muito amarga, lave as folhas e guarde-as no frigorífico 1 ou 2 dias.
  • Se não pode consumir as alfaces no dia, guarde-as numa bolsa de plástico no compartimento das verduras do frigorífico.
  • Evite deixar a alface junto de maçãs, peras ou bananas, pois estas frutas libertam gás etileno, um agente natural de amadurecimento, que provocará o desenvolvimento de manchas castanhas.

Com as dicas que lhe apresentamos, após conhecer as variedades e diferentes características da alface, poderá aproveitar em pleno  todos os benefícios desta verdura para a saúde.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Dicas saudáveis para emagrecer
Verduras: Alfaces, escarolas e endívias
Mitos e verdades sobre a água
Pirâmide Alimentar da Clínica Mayo


3 Comentários a Variedades e características da alface

  1. Solange diz:
    Muito legal a matéria. Bem interessante mostrar essas variedades, é o tipo de assunto que muitas vezes passa despercebido, porém é muito útil na escolha dos alimentos.
    O alface faz muito bem pra saúde, inclusive é utilizado na criação de diferentes sucos, como por exemplo, o suco calmante que leva chá de camomila, polpa de maracujá e alface.
  2. Caio R. diz:
    Interessante saber sobre a alface amarga. Eu sempre detesto quando ela está assim.
  3. Sabrina Bione diz:
    Quando minha mae comprava e amargava sempre ia parar no lixo, mais vou experimentar essa dica.
    Beeeijos!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>