Propriedades nutritivas e medicinais da alface

Propriedades nutritivas e medicinais da alface

A alface é a verdura mais rica em contributos de nutrientes. Quanto a vitaminas, destaca-se a presença de vitamina A, vitamina C e betacaroteno ou provitamina A.

As alfaces contêm muito poucas calorias – apenas 17 calorias por 100 gramas, sendo constituídas por uma grande quantidade de água (entre 90 a 95% do seu peso). Proporcionam maioritariamente água e quantidades muito inferiores de hidratos de carbono e proteínas, pelo que são pouco energéticas, embora constituam um alimento rico em vitaminas, sais minerais e fibras.

As alfaces caracterizam-se por serem especialmente úteis numa dieta de emagrecimento, dado que contêm uma boa fonte de fibra laxante, que aumenta a sensação de saciedade.

São ainda recomendadas às mulheres que desejam ficar grávidas e a grávidas que tiveram toxoplasmose, dado que são uma boa fonte de folatos (substâncias que ajudam a evitar anemia, dado intervirem na formação dos glóbulos vermelhos e brancos, e também são necessários para a síntese de ADN para formar novas células).

As alfaces, especialmente as de cor roxa e verdes intensos, fornecem também provitamina A ou betacaroteno. Além disso, contém quantidades consideráveis de vitaminas C e E.

A alface é também uma boa fonte de vitamina K, essencial na coagulação sanguínea. A fibra mais abundante na alface é a celulose, que não conseguimos digerir mas que tem a excelente propriedade de diminuir o nosso contacto com eventuais carcinogénios, pois acelera o esvaziamento intestinal e diminui a pressão no seu interior.

No que se refere aos minerais, as alfaces fornecem:

  • Potássio, um mineral necessário para a formação e transmissão do impulso nervoso e para a actividade muscular. Além disso, o potássio é um diurético natural que ajuda a eliminar líquidos e a evitar ganhar peso por retenção de líquidos.
  • Magnésio, pelo que a ingestão de alface é importante também na defesa de cãibras musculares.
  • Selénio, um mineral antioxidante que ajuda a manter as células fortes e atrasar o envelhecimento.

A alface romana de folha verde que se cultiva ao ar livre é a variedade mais rica em vitaminas e minerais, especialmente se for cultivada na Primavera ou em terreno rico e com um clima temperado. As alfaces mais esbranquiçadas contêm menor quantidade de clorofila, vitaminas C, A e aminoácidos.

Além dos benefícios apontados, a alface é um sedativo natural – o talo da alface contém um látex rico em lactucina, um anestésico e sonífero que os romanos já utilizavam para dormir bem depois dos grandes jantares e que deu origem ao lactucarium, um popular sonífero e hipnótico do século XIX que se tomava como substituto do ópio sem provocar adição.

Dica:
Se tiver dificuldade em adormecer, coma uma salada de alface ao jantar, deixando algumas com talos mais grosso.
Caso pretenda algo mais forte, sem ter de recorrer a medicamentos, coza os talos cortados e deixe-os ferver durante 15 minutos e tome a infusão quente antes de dormir.
Este caldo do talo de alface também é benéfico para acalmar queimaduras, golpes e, de uma forma geral, qualquer zona dorida.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça a Dieta Montignac
O que é uma dieta saudável?
Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Cobre
Alimentação Vegetariana e Saudável


7 Comentários a Propriedades nutritivas e medicinais da alface

  1. Mozarth diz:
    Que quantidade diária ou semanal de alface devemos ingerir, no sentido de fazê-lo um auxiliar na digestão e também um potente anticancerígeno?
    • ROSANA diz:
      Deve-se ingerir 6 ou 7 folhas no almoço e 4 folhas no jantar…

      Lave as folhas e pique com a faca… ou picota-as com a mão, acrescente umas gotinhas de limão, sal e azeite… fica uma delícia.

  2. Antonio diz:
    é verdade, a algum tempo comecei a perceber que ando mais calmo… minha dieta era a base de muita carne (mas é pq gosto muito) a algum tempo comecei a comer pouca carne e muita salada, isso inclui bastante alface… tenho andado muito calmo… ai fui ver porque… descobri que o alface é calmante heheheeh
  3. dejota diz:
    Adoro comidas saudáveis, me sinto muito bem.adoro abusar de frutas e verduras além de alimentos integrais como biscoitos de aveia, pães integrais, arroz integral (às vezes) e outros. Além do que, percebo que minha aparência melhora quando como alimentos saudáveis, minha pele parece até que fica mais jovem… hehehe
  4. Conceição Maria das Graças Santos diz:
    Estou comendo um pé de alface antes do almoço, estou sentindo muito bem, recomendação do médico.
    Ainda não sei se emagreci mas acho que estava com muita retenção
    de líquido no corpo, parece que diminuiu minhas medidas.
    Grata.
    Conceição
  5. francisco carlos ferreira do nascimento diz:
    E muito bom consumir o alface
  6. ana leide de lima pereira diz:
    Descobri agora por um livro que estava lendo sobre as propriedades do alface, ando muito nervosa e sem paciência por conta de problemas do dia a dia, então li que a alface é calmante e sonífera usado pelos antigos achei interessante e to comendo e tomando o chá do talo do alface espero que funcione porque ainda não fui ao medico e sinceramente não quero tomar nenhum tipo de medicamento para os nervos quanto mais natural para mim melhor os remédios melhora uma coisa e causa outras, mas com fé eu Deus o alface resolvera o meu problema.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>