Verduras: Alfaces, escarolas e endívias

alface, escarolas e endívias

Tanto a escarola como as endívias são muitas vezes confundidas com a alface. No entanto, embora sejam verduras da mesma família, há características que as diferenciam.

 

Alface:

  • É um alimento sobejamente conhecido pela sua utilização em saladas e muito pouco calórico  – cada 100 gramas contêm cerca de 15 calorias.
  • Em termos nutricionais, destaca-se a presença de nutrientes como as vitaminas (A, C, K entre outras do complexo B), folatos, manganésio, crómio, fibras, potássio, ferro, entre outros.
  • As alfaces podem ser classificadas em várias categorias, mas as mais comuns são:
    – Alface Romana (também conhecida como alface-orelha-de-mula)
    - Alface Repolhuda (alface Iceberg)
    - Alface Butterhead
    - Alface-crespa

Escarola:

  • A escarola é uma variante da chicória. É bastante frisada, de cor verde por fora e com o coração branco.
  • Tem um sabor amargo e picante muito refrescante.
  • Existem variedades de folha lisa e folha larga pouco conhecidas. Também são muito baixas em calorias e ricas em fibras, fonte de potássio e vitaminas C e A.

Endívias:

  • À semelhança de escarola, também esta verdura é uma chicória. As endívias obtêm-se através de um cultivo artificial ao tapar as raízes das plantas e deixar que germine um gomo tenro. Além do amarelo pálido, podem encontrar-se variedades de cor verde escuro e de cor vermelha.
  • Embora algumas variedades tenham um toque amargo, as endívias têm normalmente um sabor doce, sendo estaladiças e muito refrescantes.
  • Contém apenas 17 calorias por cada 100 gramas e o seu peso em água é de 94%, pelo que é uma verdura perfeita para perder peso ou mantê-lo. Também é uma boa fonte de fibras, potássio, magnésio e vitamina A, C e E e folatos.
  • As folhas das endívias são bastante rijas, pelo que pode utilizá-las como suporte para fazer saladas mais originais com outros ingredientes como anchovas, queijos, atum, frutos secos, citrinos, entre outros.

Por todos os benefícios que estas verduras têm para a nossa saúde e também porque contêm poucas calorias e muitas fibras, devemos incluir as alfaces, as escrolas e/ou as endívias na nossa alimentação diária.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os Nutrientes: Sais Minerais - Magnésio
Princípios e benefícios da Dieta Mediterrânea
Propriedades nutritivas e medicinais da alface
Dieta Scarsdale


Um Comentário para Verduras: Alfaces, escarolas e endívias

  1. ederlan diz:
    otimo esse site
    gostaria de receber novidades sempre
    obg

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>