Alimentação Saudável ajuda a prevenir a hipertensão

prevenir a hipertensão

A hipertensão arterial, confirmada como um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, está associada a doenças como o acidente vascular cerebral, a angina de peito, o enfarte do miocárdio, a insuficiência cardíaca e a insuficiência renal.

“Todos os adultos devem medir a sua tensão arterial uma ou duas vezes por ano. Aqueles que registam valores elevados (acima de 140 para a máxima e 90 para a mínima) devem repetir as medições uma ou duas vezes por mês e, se os valores se mantiverem, devem consultar o seu médico. É importante que as pessoas fiquem a saber que a tensão alta não se manifesta através de sintomas concretos, só através da medição é que se sabe que ela está alta”, refere Paula Alcântara, secretária-geral da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH).

Ao circular nas artérias, o sangue exerce pressão nas paredes destas, e “quando essa pressão ultrapassa determinados limites (140/90 mmHg) chama-se hipertensão”, explica a responsável da SPH, salientando que “existem múltiplos fatores que podem desencadear a doença. Os fatores genéticos e o envelhecimento não são controláveis, mas existem também fatores ambientais que contribuem para o desencadear da doença, tais como a ingestão excessiva de sal, o excesso de peso e o sedentarismo, que podemos controlar, mudando os nossos hábitos de vida”. Uma alimentação saudável é, pois, fundamental para evitar situações de risco…

De acordo com Paula Alcântara, “a obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares, de hipertensão e de diabetes, sendo que a associação de diabetes com a hipertensão eleva o risco de doenças cardiovasculares e de doença renal”.

Aproveite o mês de maio, instituído pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) como “Mês do Coração” e o dia 17 de maio, Dia Mundial da Hipertensão para adotar uma mudança nos seus hábitos e comportamentos de risco, apostando, por exemplo, no aumento do consumo de frutos vermelhos, que, segundo Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), ” são alimentos nutricionalmente muito completos e equilibrados, ricos em vitaminas, minerais e fibras, com poucas calorias e antioxidantes, ou seja, são bastante vantajosos ao nível cardiovascular”.

A diminuição da ingestão de sal, o exercício físico regular e o controlo do peso, associados a uma alimentação equilibrada e saudável, são os meios mais acessíveis para evitar ou atrasar o aparecimento da hipertensão.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Princípios e benefícios da Dieta Mediterrânea
Nova abordagem sobre a anorexia
Benefícios dos alimentos vermelhos
Os melhores alimentos para emagrecer


Um Comentário para Alimentação Saudável ajuda a prevenir a hipertensão

  1. Kris Belucci diz:
    Hi, good post. I have been wondering about this issue, so thanks for posting. I’ll definitely be coming back to your site.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>