Siga uma Dieta Saudável e Controle o Stresse

dieta saudável sem stresse

O stresse afeta a maioria das pessoas e é um dos piores inimigos da saúde, conduzindo a uma dieta desequilibrada e pobre em nutrientes. Comer sempre que algo corre mal aumenta a nossa secreção de cortisol, uma hormona que favorece o aumento de peso e a retenção de líquidos.

Seguir uma dieta de emagrecimento é um processo que pode originar stress ou uma certa ansiedade. Mas, com um pouco de disciplina e força de vontade, é possível emagrecer sem stress. O segredo está na adoção gradual de hábitos alimentares saudáveis, não querendo atingir os objetivos em poucos dias. Uma dieta demasiado restritiva e curta só vai desencadear ansiedade  e uma grande sensação de frustração, pois não é fácil eliminar drasticamente alimentos saborosos do regime alimentar, cortar no açúcar, na gordura e nos refrigerantes, além de controlar rigorosamente as horas de cada refeição.

Quando estamos sujeitos ao stress, o tipo de alimentação tende a ser nutricionalmente mais pobre e mais calórico. A ansiedade associada ao stress, stress leva-nos a comer compulsivamente alimentos ricos em gorduras e açúcares que nos fazem engordar e que pouco (ou nada) beneficiam a nossa saúde.

Existem várias formas de lutar contra o stress no dia-a-dia. Veja algumas dicas:

  • Não se levante repentinamente. Abra um olho de cada vez e depois vá-se espreguiçando lentamente.
  • Quando for confrontado/a com uma situação de stress no emprego, sente-se numa cadeira confortável e inspire fundo. Verá como se sente mais aliviado/a.
  • Quando chegar a casa, tome um banho relaxante com sais minerais.
  • Tome um chá de tília, que ajuda a acalmar (se desejar, faça-o diariamente, antes de dormir).

Para que consiga implementar novas regras alimentares e seguir uma dieta saudável, deve começar por adotar pequenas mudanças no seu regime alimentar e hábitos do vida. Assim, de forma natural, vai assumindo um estilo de vida mais saudável que, com o tempo, terá efeitos visíveis ao nível da perda de peso. Deixamos-lhe algumas dicas saudáveis que poderá seguir:

  • Defina um local para as refeições, de preferência em casa e sem a televisão ligada. Desta forma, prestará mais atenção ao que come…
  • Desvie o pensamento da comida quando não sente fome.
  • Estabeleça um horário fixo para as suas refeições (mesmo que tenha pequenas variações, o que não deve é jantar num dia às 8 da noite, no dia seguinte às 10, depois às 11…). Comer sempre à mesma hora faz com que o organismo se adapte e, dessa forma, passará a sentir fome a uma hora certa.
  • Mastigue bem os alimentos.
  • Se sentir necessidade de mastigar algo ao longo do dia, recorra a uma pastilha elástica.

Aprender a lidar com as situações “tentadoras” é outro exercício que deve fazer para estabelecer novos hábitos alimentares. Aprenda a ser firme ao recusar guloseimas numa festa ou quando for tomar um café com um amigo.

Associado à mudança de comportamento em relação à alimentação, é importante conhecer novos prazeres na vida e valorizar hábitos diários que se podem tornar em momentos agradáveis. O prazer de ler um livro, fazer um exercício, conversar com um amigo ou até passear o cão ajudá-lo-ão a (re)descobrir prazeres além da comida.

Desta forma, aos poucos, estará a reconfigurar os seus padrões de vida, adotando hábitos saudáveis, ao mesmo tempo que aprende a controlar os seus níveis de stress e seguir uma dieta equilibrada que o ajudarão a emagrecer e manter-se saudável.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Ler ajuda a Emagrecer
Fibras fazem mais que regular o trânsito intestinal
Sumo para diminuir o Colesterol
Hipotiroidismo: causas, sintomas e tratamento da doença


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>