Durma bem e faça uma alimentação saudável

Durma bem e faça uma alimentação saudável

De acordo com estudos desenvolvidos na Universidade de Chicago, se uma pessoa saudável não dormir as horas necessárias, corre um risco elevado de sofrer de calcificação das artérias coronárias, hipertensão e, consequentemente, problemas ou doenças cardiovasculares a longo prazo.

Um outro estudo, da Universidade de Pittsburgh, relaciona também a hipertensão com o facto de dormir menos do que o necessário.

A redução de sono para menos de seis horas tem riscos aumentados para o aparecimento de hipertensão arterial, diabetes, obesidade, acidentes, alguns tipos de cancro (como o da próstata e o da mama), endometriose e depressão.

Em média precisamos de dormir oito horas por dia. Para as crianças, o ideal será dormirem entre 9 a 11 horas e, para tal, é fundamental estabelecer desde cedo hábitos e horários regrados para dormir bem.

Para proteger o coração e salvaguardar a nossa saúde, deveremos dar atenção a três fatores de grande importância:

  • Prática desportiva, de preferência de manhã ou à tarde;
  • Alimentação saudável e…
  • Uma boa noite de sono.

Adote um estilo de vida saudável

Para manter um padrão de vida saudável, a alimentação é um dos aspetos fundamentais, sendo que a ingestão calórica deverá ir diminuindo à medida que o dia avança. À noite, independentemente da idade que se tenha, não se devem beber bebidas alcoólicas nem comer pratos muito fortes ou condimentados.

Um outros aspeto de extrema importância para conseguir dormir e manter-se saudável é não ir para a cama de «barriga cheia». Evite comer duas horas antes de adormecer e pratique exercício físico regularmente.

Antes de adormecer, procure manter-se num ambiente o mais calmo e relaxado possível. Adormecer com a televisão ligada ou jogar consola antes de dormir não proporcionam o descanso adequado. Por outro lado, se trabalha até tarde, não o faça até à hora de ir dormir, procure relaxar antes de se deitar.

Adotando hábitos alimentares e de vida mais saudáveis, mesmo que nos pareçam insignificantes como dormir bem, podemos fazer toda a diferença para a nossa saúde cardiovascular, física e emocional.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Alimentação saudável - uma boa aliada da saúde
Importância da Fruta na alimentação
Pastilha elástica ajuda a perder peso
Receita de sumo para a insónia


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>