Diagnóstico e Tratamento da Diabetes

diagnóstico e tratamento da diabetes

A diabetes é uma doença de alta incidência a nível mundial. Apesar das suas graves consequências para a saúde, uma vez feito o diagnóstico, é uma doença que pode ser controlada.

No entanto, a adesão ao tratamento da diabetes não atinge níveis satisfatórios para um controlo atempado da doença. A retinopatia diabética é um exemplo das implicações que a diabetes pode ter na saúde, podendo mesmo causar cegueira.

São vários os fatores que contribuem para os diabéticos não adiram a um tratamento devido e atempado da doença, entre os quais se destacam os de ordem demográfica, psicológica e social. Poderemos enumerar causas como o baixo nível de educação, pouca consciencialização da doença e das suas complicações, falta de empenho no tratamento, ausência de sintomas, ansiedade, depressão, stresse e conflitos familiares.

Muitos diabéticos sentem dificuldade em adotar hábitos de vida saudáveis, seja na alimentação ou prática de atividade física. Há doentes que pensam ter a diabetes controlada por não terem sintomas e deixam de seguir o tratamento prescrito pelo médico. Mas por ser uma doença crónica, é necessário haver um controle sistemático da diabetes, para que se possam prevenir doenças a ela associadas e preservar a qualidade de vida.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Receita de atum grelhado aromatizado
Conheça os edulcorantes calóricos
Dicas saudáveis para emagrecer
Sumo de Gengibre com Abacaxi e Limão


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>