Tudo sobre Hipertiroidismo e Hipotiroidismo

saúde da tiroide

Localizada no pescoço (em frente à traqueia, logo abaixo da zona designada maçã de Adão), a tiroide é a glândula responsável pelo funcionamento do metabolismo, produzindo, entre outras, a hormona T4 (ou tiroxina), que regula o gasto de energia do corpo.

No entanto, esta glândula pode sofrer alguns desequilíbrios (hiper ou hipotiroidismo) relacionados com o seu funcionamento demasiado acelerado ou lento, o que implica transformações consideráveis no organismo.

Engordar ou emagrecer de repente, sem fazer qualquer modificação no regime alimentar ou nas tarefas diárias, são indícios que algo não funciona bem com a tiroide.

O hipertiroidismo ocorre quando a tiroide produz T4 em excesso. As pessoas que sofrem de hipertiroidismo sentem-se constantemente nervosas, trémulas, com palpitações e tensão alta; além disso, sentem muita fome e não engordam, mesmo comendo bastante.
Adicionalmente, verifica-se a ocorrência de diarreias e, nas mulheres, pode ainda verificar-se o aumento da menstruação, não só em termos de fluxo, como também de prolongamento dos dias em que este ocorre.

Por outro lado, o hipotiroidismo ocorre quando se verifica uma fraca produção de tiroxina, decorrente do funcionamento marcadamente lento da glândula tiroide. Neste caso, as pessoas andam muito sonolentas, sofrem de prisão do ventre e retenção de líquidos, sendo que a pele tende a tornar-se mais seca; nas mulheres, o ciclo menstrual tem intervalos mais longos (entre 45 a 50 dias), sendo que o fluxo também abranda.
Em termos gerais, as pessoas tendem a engordar, em grande medida como resultado da retenção de líquidos.

Causas

As variações no funcionamento da tiroide podem ocorrer por razões genéticas ou casuais. Não é conhecido nenhum hábito que influencie diretamente no funcionamento da glândula tiroide. No entanto, embora sendo muito difícil que tal aconteça, a falta de iodo na alimentação pode levar ao hipotiroidismo, uma vez que este mineral é fulcral no processo de metabolização da hormona T4.

Diagnóstico

Complementarmente aos alertas dados pelos sintomas característicos de cada tipo de disfunção, é feita uma avaliação clínica (através do toque na região da glândula), acompanhada de uma análise ao sangue, para verificar as taxas de hormonas produzidas pela tiroide. Se o resultado demonstrar uma queda da taxa de TSH (hormona que estimula o funcionamento da tiroide) e subida da T4, estamos perante um quadro de hipertiroidismo.
O hipotiroidismo é detetado quando se verificam os dados opostos – subida da taxa de TSH e queda da hormona T4.

Tratamento

Nos quadros de hipotiroidismo, o tratamento é geralmente feito através da administração de medicamentos que irão repor a deficiência da hormona da tiroide.
Normalmente, dentro de quatro semanas as taxas ficam estabilizadas e o funcionamento do organismo tende a voltar aos padrões normais.

Para tratar o hipertiroidismo, quando o tratamento pela aministração de remédios que inibem a produção de tiroxina se revela ineficaz (resultados detetáveis no espaço de um mês), é possível optar por métodos definitivos – como a extração da glândula ou a indução de iodo radioativo.
Com os métodos definitivos, o organismo leva, em média, seis meses para se recompor de uma disfunção da tiroide.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Dicas saudáveis para emagrecer
Dicas para o tratamento da diabetes
A dieta do abdómen
Dicas para nunca deixar de tomar o café da manhã


52 Comentários a Tudo sobre Hipertiroidismo e Hipotiroidismo

  1. Darcy Mendes diz:
    Execelente texto! Muitas pessoas não sabem que sofrem desse mal. Eu só descobri aos 47 anos. Os sintomas que hoje eu reconheço imediatamente, antes passavam desapercebidos.
    Suores noturnos e sonolência são os sintomas mais comuns no meu caso. Estou fazendo tratamento e espero me ver livre desse mal definitivamente.
    Hoje não tomei o remédio e quase tive de parar o carro no acostamento para tirar uma soneca, de tanto sono que eu estava quando retornava do trabalho.
    • INES SANTOS diz:
      Boa noite,

      Eu tenho hipotireoidimso, ou seja, pelas palavras do médico mais correctas, nasci sem tireoide e graças a minha mae foi detectado enquanto ainda era pequenina e desde então tenho de tomar o letter todos os dias 2 comprimidos (tendo a dose ja mudado desde entao claro, é conforme as análises e niveis).

      Devo contudo dizer que o que se le nestes artigos é muito relativo, pois fala em engordar (eu sinceramente estou sempre a comer, e como BEM, mesmo a sério, tipo uma refeição que me satisfaça tem que ter no minimo dois lombos de porco e uma caneca de arroz mais sobremesa/fruta + bebida mais cafe + pao) e no entanto a comer assim há 4 anos, peso 52Kgs.. e devia pesar no minimo 57 Kgs pois meço 1m73 e já vesti o 38 e agr tou no 34 tendo passado pelo 36 claro.. .os modelos de roupa tb sao relativos, mas é pra se perceber melhor!!Vim do estrangeiro ha 11 anos e nessa altura vestia o 38 e ao oposto do que se diz, a escola hoteleria nao preza muito na gastronomia pois desde que pra la entrei emagreci nao comia nessa altura o que como hoje em dia desde ha 4 anos como referi anteriormente..ou seja..deveria pesar um pouco mais pq a comida parece que se me evapora a caminho do estomago, ehehe.. nao em queixo mas é chato tar a ouvir bocas seja por inveja ou como se eu tivesse a culpa, qnd sabem que me farto de comer, (dentro e fora das refeições).Tenho ao contrario do que li agora nestes mesmos artigos, metabolismo rápido e não lento e sempre fui assim magra. Mas nas aulas tinha sim dificuldade em concntrar-me o que era talvez devido à falta de paciencia pra tar ali a ouvir um/a stor/a a despejar materia secante. Nao gosto de trabalhos/empregos em que requeira eu estar quieta ou parada mto tmp sn farto-me, gosto de algo que me obrigue a mexer, lojas nem pensar, é demasiado parado.Mas devo dizer tb pode ser da personalidade, contudo pode estar ligado. Nao sao so os caes que saem caros…eu tb!! =P

      Quero saber, tendo de tomar o Letter, o que acontece se nao tomar durante 3 dias, pois terminou e so recebo 5af. Como nunca me esqueço e tenho smp, e tomei toda a vida e nao gosto de emprestimos, quero saber se tem muito mal nao tomar 3 dias.. e agora tenho receio de adormecer com medo de nao acordar amanha..

      Obrigada.
      Ines

    • priscila fernanda diz:
      boa noite eu tenho hiper tiroidismo..nao sinto nada faz 7 mes que descobri a unica coisa acontce comigo e que perco peso rapido…e nao consigo encordar novamante eos cabelos cai com frequencia….estou tomando 3 tapazol por dia so nao sei o que posso comer..e beber
    • Vanessa diz:
      Oi
      O meu médico receitou tudo natural e meus olhos não saltaram e o sintomas e o peso foi embora remédio manipulado é o melhor tenho hipertiroidismo
  2. Isabel Silva diz:
    Concordo. Este texto é elucidativo. Eu senti que algo nao estava bem comigo, após regressar de férias. Sentia-me muito nervosa, quando sou um poço de calma, muito sono mesmo, o cabelo parecia palha de aço, a pele sempre seca. As minhas pernas estavam constantemente inchadas, engordei 4 kgs, quando a minha alimentaçao era rigorasamente a mesma de sempre. Estava muito deprimida, ia para ao escritorio, voltava para casa, deitava me no sofa, dia após dia … Aos fins de semana, nao queria sair. Enfim, sabia que algo estava errado. Fui fazer analises, detectaram um hipotiroidismo. Medicada durante 2 meses, novas analises … os niveis subiram mas após o 4º mês de tratamento, tudo voltou a estaca 0. Nova medicameçao a dobrar … Espero que melhore rapido, porque nao me sinto bem.
    Sempre inchada, stressada, enervada … pernas pesadas, suores nocturnos, perda de apetite sexual … Espero que volte a ser EU
    • vania diz:
      me indentifiquei com vc pois tive hiper fiz cirurgia agora tenho hipo noa sou de comer muito naosou de almocar nem jantar tomo bastante liquido gosto de frutas e sucos faco academia massagem acuputura e assim ainda engordo nem altera o peso na balanca eu estou super desanimada
  3. Conceiçao diz:
    Olá a todas.
    Concordo plenamente que é um optimo texto, muito elucidativo, de muito boa informação. Há 13 anos atrás tive todos estes sintomas (hipertireoidismo), fui submetida a intervenção cirurgica, pois tinha carcinoma da tiroide, fiz tratamento radioactivo e comecei a tomar medicação diária (tyrax). Passei de hipertiroidismo a hipotiroidismo. Adquiri 10kg ao longo destes anos.
    Por isso minhas caras cuidem de vocês, vão ao médico.
    Rápidas melhoras a todas
  4. Rita Cassia diz:
    Engordei 25kg durante 1 ano, tenho dor bnas articulações e meu cabelo esta caindo, tenho uma garganta seca sera que estou sofrendo de tiróide?
  5. Sónia diz:
    Nao sei se existe uma alternancia de hiper e hipo? Tenho os calores que ocorrem a qualquer hora, suores. As vezes, em volta dos olhos amanhece inchados. Indisposição, uma certa letargia para encontrar amigos, sair, coisa que de forma alguma é da minha natureza, sempre vivaz, motivada, inquieta. Engordei mais 4 quilos ,mas o corpo de manhan esta seco, a tarde me sinto muito inchada, nao as pernas. A pele mais ressecada do que ja era. Mas, me falta o sono. Horas, tenho muita ansiedade de comida, horas nao tenho fome nenhuma. Olha, é uma confusão de sintomas, que nao sei se tem a ver com a menor pausa ou com tireoide. enfim. Não sou mais a mesma mulher e nao nao tenho mais a mesma qualidade de vida. E por dentro, me sinto jovem. Agora, que os problemas diminuiram, os filhos crescidos, os desamores sarados.
    • Catarina diz:
      Sonia, nao esta sozinha. Eu tenho o mesmo problema e os tais sintomas diversos. Fiz radioterapia no inicio, coisa que ninguem tinha ouvido falar para o tratamento da tiroide. De momento estou a espera de analises e eco. Talvez me tragam valores que me ajudem a um tratamento satisfatorio.
      Boa sorte para as duas e as demais.

      Catarina

  6. Carla Cristina diz:
    Olá… é a primeira vez que faço comentários num site, mas não pude deixar de escrever esta mensagem.
    Não faço a mínima ideia se terei ou não hipotiroidismo, mas pelos sintomas que foram apresentados no artigo e os dos vossos comentários, parece-me algo similar ao que se passa.
    Veremos o que farei… certamente ir ao médico… Entrentanto, resta-me desejar a todas as rápidas melhoras.
    Cristina
  7. Marge diz:
    Olá, venho dar o meu testemunho, que ainda é muito “verde”, pois só agora cheguei à pesquisa acertada que sintetiza todos os sintomas que tenho vindo a sentir de há uns anos para cá: cansaço fácil, falta de fôlego com pequenos esforços como subir uma pequena escada, aumento de peso sem alteraçõesna alimentação, sensação de inchaço, dores nos pulsos e formigueiros nas mãos, irritabilidade, sonolência, o colestrol a atingir a fronteira sem que a minha alimentação inclua gorduras, dietas saudáveis sem qualquer redução de peso, dificuldades de memória, enfim… um conjunto de sintomas que não estavam reunidos na minha cabeça sob a mesma causa, mas que agora parece que tudo se encaixa no hipotiroidismo. E o que me levou aos problemas da tiroide foi o ter acordado há uns dias com uma dor no pescoço, mesmo na zona da tiróide, para além de ter andado essa semana toda com uma sensibilidade ao frio fora do normal e finalmente culminou no aparecimento de febre e dores musculares parecidas com as da gripe.
    Estou a tomar anti-inflamatório e vou marcar consulta porque depois do que li estou convencida de que há aqui algum problema de tiróide. Obrigada.As melhoras para todos.
  8. Nilton diz:
    Um excelente texto!
    No meu caso apesar de inúmeras consultas sem resultado acho que padeço deste mal. Tenho muita sonolência, perda de peso e conjunto de outros sintomas como: tremura, osteoporose, taquicardias. Preciso de alguém que ajude com este mal. Desde os 22 anos sofro com este sintomas e agora tenho 28 anos.
    Boa sorte e nunca desistam.
  9. amelia diz:
    Boa tarde
    Eu comprendo estes sintomas já que tenho hipotiroidismo há 7 anos. A doença teve inicio também com a menopausa, foi dois em um. Nunca imaginei que teria mau funcionamento de tiróide.Mais tarde um médico, avaliando as minhas queixas pediu-me exames e ecografia à tiróide e confirmou o diagnóstico. Mantenho tratamento e exames regulares para sempre. Poderá evoluir para cirurgia. Melhorei os sintomas depois de alguns meses de tratamento, mas não voltei a ter a mesma força e memória que tinha.
    As melhoras para todas
  10. amelia diz:
    alguma coisa correu mal
  11. Rosa diz:
    Gostei imenso de ler o texto e achei bastante elucidativo,eu já tenho problemas na tiróide há 13 anos,comecei com dores de garganta e a minha médica disse-me que era uma infecção na garganta,tomei antibiótico mas não melhorava,então começei a ficar com um inchasso no pescoço,fui a palhavã onde me foi detectado uma infecçao na tiróide,andei 2 anos em tratamento nesse hospital,começei a tomar o letter e continuo até hoje e vou ter que tomar até ao fim dos meus dias.
  12. rosa cristina dias vilaça diz:
    sofro da tiroide a 10 anos,após a gravidez do meu primeiro filho não perdi o peso, tinha muito sono e muito cansada e fui ao médico onde foi descoberto atráves de analises hipotirodismo tomo o thirax 0,01. no meu dia a dia sinto-me com várias faces do humor, pele seca, irritada e obstipacão, inchada. Temos que ser fortes para aguentar o desanimo dessa doença.
  13. maria carmo diz:
    Olá, boa noite
    Há oito anos, sem saber como nem porquê, num mês perdi doze quilos. Fui ao médico, fiz umas análises e foi-me diagnosticado hipertiroidismo. Fui encaminhada para um bom especialista que foi a minha sorte; tive que fazer tratamento durante três anos e os sintomas são todos esses que vocês descrevem.
  14. sheila diz:
    Olá a todas! Em 2006 descobri que tinha hipotiriodismo e tive que me subimeter a uma cirurgia para retirada do nódulos. Foi retirada toda tireide do lado esquerdo e recentemente descobri que estou com novos nòdulos na tereoide direita; estou cada dia mais cansada, sem animo, com dores musculares constantes e para pioras ainda tenho sindrome do ovário poliscisco. Em decorrente desses anos, ja engordei 18 kg faço caminhada dietas mas nada resolve, tem dias acho que vou morrer……
    • Claudia Moncores diz:
      Também tenho hipotiroidismo. Tenho todos os sintomas possíveis dessa doença, mas o pior são as dores musculares que parecem “caminhar” pelo meu corpo. Já não trabalho mais direito, falto ao trabalho mais do que vou por desanimo e dores. Tomo remédio já tem mais de um ano e minha medica continua ajustando a dose. Para ajudar a intolerância ao frio e anemia pioram a situação. Também tem dias que parece não ter saída, o jeito e’ esperar os sintomas aliviarem e seguir adiante.
  15. lurdes diz:
    Olá a todas
    comecei há 14 anos atrás com um nódulo que teve de ser retirado e também metade da tiroide e não voltei a ter problemas. Há 4 anos comecei com suores, taquicardia, queda de cabelo…tinha hipertiroidismo. Fiz tratamento, engordei 12 kilos. Mas tudo voltou ao normal, incluido o meu peso. Tive uma recaída este ano, e fiz iodo radioativo. Agora estou com hipotiroidismo, engordei novamente 12 quilos e estou com medicação para reduzir o inchaço. A médica diz que tudo volta ao normal, temos é de acertar a medicação.
    todo o hipertiroidismo acaba em hipotiroidismo.
    Os sintomas do hiper são o contrário do hipo.
    No hiper, perdemos peso, suamos muito, muita agitação, taquicardia, insónia. No hipo, engordamos, dormimos muito, falta de interesse…Em comum as duas têm a perda de cabelo, o stress e as unhas quebradiças. Qual delas a melhor? depois de ter tido as duas, a hipo deixa-nos mais calmas, mas o peso a mais deixa-nos de rasto…enfim é esperar que o tratamento seja acertado…
  16. Flavio diz:
    EU tenho 19 anos 1,65 de altura e 45 kg sou preguiçoso, minha pele escama muito ,tenho dificuldade para dormir demoro as vezes 2 horas para pegar no sono , como razoavelmente mais so coisas caloricas como lanches e etc fis mt tempo de academia tomei suplementos em uma epoca que comia 6 ovos de tarde para ganhar peso mas nao ganho peso de jeito nenhum e perco peso muito facil e para ganhar e uma difulcadade muito grande meu irmao minha mae e meu pai sao um pouco acima do peso meu irmao ate que nao. Queria saber se eu tenho chancer de ter hiper.
  17. Cleide diz:
    Após sofrer um assalto e quase levar um tiro, acordei no dia seguinte com os olhos muito saltados, estava com isoftalmia por causa do hipertiroidismo, depois de muito tratamento precisei fazer o iodo, passei dias difíceis, perdi grande parte dos cabelos, perdi muito peso, o emprego e fiquei literalmente de cama sem força nem energia nenhuma pra nada, após o iodo e muita cortisona por causa dos olhos , engordei 20k, perdi a metade deles, meus cabelos estão crescendo, mas as vezes não me reconheço pelas alterações que sofri.Mas dos males o menor.
    Boa sorte a todos!
  18. tiago ribeiro diz:
    ola sou novo aqui espero aprender muito neste site
  19. Olá boa tarde a todas.
    Tenho as pernas muito inchadas,já fiz vários exames como, ao fígado rins e coração, e está tudo bem,sinto também muito sono e garganta seca e em duas semanas aumentei nove kg. Será hipertiróidismo?
    Muito obrigada.
  20. aida diz:
    sempre que vou ao medico, regularmente eles me pedem os exames de tireode e nunca deu nada, e os sintomas são iguais aos todos voces,mas essa semanas fui a medicas porque não suporto mais o ichaço no meu corpo, e ela perguntou se fazia muito tempo que eu fiz o axame de tireoide,porque ao conversar com ela e notou que talvez eu teja tireoide,fez o toque em meu pescoso. pediu os exames
    para isso e um ultra som.estou com medo, beijos a todos.
  21. arika diz:
    Bom dia a todos
    Tenho todos os sintomas do hipotiroidismo; no entanto já me diagnosticaram e medicaram para outro tipo de doença, mudando o diagnóstico várias vezes. Fiz ums termografia há uns anos, exame esse que revelou, entre outros problemas, a inicialização de Síndrome de fadiga crónica e o hipertiroidismo. No entanto, esse tipo de exame só é e usado elevado em conta em Países como Espanha , Brasil etc…
    Sei que tenho hipotiroidismo, podendo ter iniciado o tratamento numa altura primária mas os médicos não levaram em conta esse exame, e os exames convencionais nao deram em nada. Nem vos digo o que tenho passado a tomar medicaçao para aquilo que não tenho, e as suas consequências!
    Passaram se quase 7 anos desde que fiz esse exame. Agora aumentei de peso radicalmente, passei de um 36 para um 42, a minha garganta doi imenso, quando me enervo é terrível (parece que quase que se sufoca e não se respira), além de todos os outros sintomas, como a memória, o cansaço extremo, a depressão, a falta de vontade de fazer seja o que for e, a somar a tudo isto, a ignorância de quem nos rodeia… Agora, devido ao peso, com duas hernias na coluna e extremamente dificil andar, ando muito pouco tempo e para isso tenho de tomar comprimidos para as dores.
    É uma luta constante entra a racionalização do saber o que tenho e necessitar de me lembrar que tenho de lutar contra e contrariar constantemente e saber que o amanhã podera ser melhor. Para ajudar, a minha consulta esta semana foi cancelada pois os médicos estavam de greve. Ms sabem que mais, haja sorrisos, aproveitem os momentos, poucos ou não, de paz e alegria que a vida vos oferece, pois é para isso que ela serve. Não se permitam deixar que também o vosso espírito seja transformado num caixote do lixo. Desejo as melhoras a todos!
  22. marcos diz:
    Descobri que tenho hipertiroidismo. Gostaria de saber se posso praticar esportes, tomar café e comer peixe normalmente. O se deve e o que não se deve comer?
    Obrigada!
    • Suemi diz:
      na verdade a nossa dieta éh igual a de um diabetico, mais pelo q sei não muda muito esse negocio de dieta não viu..pois como tudo bonitinho frutas, grelhados paes integrais e mesmo assim minha tireoide ataca..tenho hiper..fiz academia por um tempo e quando consegui pegar um bom peso comecei a passar mal na hora da esteira. fui no medico e ele me disse p não pegar muito peso por enquanto… só q não perco peso muito rapido não..tenho corpo normal..nao ganho nao perco..mais o cabelo ta caindo muito agora! :/ espero ter ajudado…tente fazer se ver q o peito doi e vc sentir-se fraco ou ânsias pode ser a reação da tireoide..sentia tudo isso.
  23. Bianca diz:
    Oi tenho 15 anos mês passado eu comecei a sentir muita fome e cada dia foi aumentando e chegou um dia que eu não estava aguentando, não tava conseguindo dormi, e eu sentia tremores, palpitações e muito frio. Mandei minha mãe me levar para o pronto socorro e quando eu chego e conto para o medico ele diz que pode ser problema na tireoide, a e também medi minha pressão e não tinha dado nada. Marquei uma consulta pelo meu plano de saúde e vou buscar daqui uns dias mas não sei se eu tenho problemas na tireoide, tou com medo! E agora apareceu outro sintoma, minha barriga ronca de mais, posso ter acabado de comer e ainda ela faz barulho. Tenho medo se não for problema na tireoide, pode ser verme pela minha fome imensa.
  24. ana cristina diz:
    ola comecei a passar por alguns sintomas no começo do ano e desde abril engordei 26kilos me sinto cansada com muito sono a boca e garganta secas mas o meu tipo de tireoide e o hiper meu t4 deu alto e o tsh normal mas os sintomas sao horriveis e como se cada noite vai ser a ultima,pois ja dei entrada com começo de infarto mas era a tireoide.isso e serio pois mexe com o corpo todo…saude a todos
  25. Olga diz:
    Depois de engordar quase 25 quilos descobri que tenho hipotiroidismo, isso esta me deixando louca, dietas, medicamento e exercícios, tudo isso sem respostas. Não perco um grama.
    Vivo todos os sintomas possíveis da hipo, taquicardia em repouso, cansada direto, sonolenta, exausta, queda de cabelos, unhas quebradiças, calor exagerado, ganho de peso, fiz ultrassom e detectou que ja estou com nódulo.
    Encontro pessoas e escuto: Nossa como ela engordou! Era tão magrinha!
    Nunca mais fui a mesma pessoa, os sintomas são horríveis, sem contar que o aumento de peso mudou radicalmente a minha vida. Usava P M, passei a me especializar em tamanhos grandes.
    Minha ficha ainda não caio totalmente, sei que é um tratamento longo ou pra vida toda.
    Ninguém merece mesmo essa tireoide, ninha auto-estima fica destruída.
    O que me consola é saber que não estou sozinhas nessa luta!
  26. tatiane delogo diz:
    pois só agora cheguei à pesquisa acertada que sintetiza todos os sintomas que tenho vindo a sentir de há uns anos para cá: cansaço fácil, falta de fôlego com pequenos esforços como subir uma pequena escada, aumento de peso sem alteraçõesna alimentação, sensação de inchaço, dores nos pulsos e formigueiros nas mãos, irritabilidade, sonolência, o colestrol a atingir a fronteira sem que a minha alimentação inclua gorduras, dietas saudáveis sem qualquer redução de peso, dificuldades de memória, enfim… um conjunto de sintomas que não estavam reunidos na minha cabeça sob a mesma causa, mas que agora parece que tudo se encaixa no hipotiroidismo. E o que me levou aos problemas da tiroide foi o ter acordado há uns dias com uma dor no pescoço, mesmo na zona da tiróide, para além de ter andado essa semana toda com uma sensibilidade ao frio fora do normal e finalmente culminou no aparecimento de febre e dores musculares parecidas com as da gripe.
    e sinto tantas dor de cabeça.fico muito irritadaa nervosa,e triste tbm de ficar sempre em casa,e nao ter voltade de sairpara nada,as vezes to ledo algo,passar pouco minutos ja esquici do q fala.tenho 26 anos gostaria muito de saber qual sao tipo de cura desta doença,?se presiza fazer cirugia? em uno para ca,eu engordei 12 kilos a mais do peso q eu tinha antes,sinto muito dificudade na gargata,ate mesmo p engolir saliva tenho fazer forzado,nao alguento correr muito sinto casanda.fazer esportes.tem ora q me da voltade comer muito,e tem dia q eu nao sinto nada de fomee..nao bebo nao fumo..nao bebo cafe,como muito comidas leve,tenho 26 anos com 163 de altura e com 70 kilos,um ano atraz eupessava 57 kilos..alguem pode me ajudar ‘??Obrigada.As melhoras para todos.
  27. maria socorro lopez diz:
    meu marido tem esses sintomas ,alem de ,pensa elecancer de prostata pensa ele que deve ser aos efeitos colaterais do tratamento,será?
  28. Priscyla diz:
    Oi, tenho 20 anos faz uma s3mana q fui diagnosticada com hipo o meu medico me passou o puran
    t4, estou tomando, porem as vezes ainda sinto mta fraqueza principalmente no comeco da manha
    e a noite, parece q minha pressao fica super baixa e me da a impressao q vou desmaiar, (estes
    sintomas eu sentia antes de saber q eu tinha a doenca), fico pensando se esse remedio ta
    fazendo algum efeito mesmo. Outra coisa q eu achei mto estranho e q eu ao inves de engordar
    (como a maioria) eu estou perdendo peso estou com 46 kilos (eu pesava 48), meu medico disse q e
    pq eu nao estou comendo. Minha duvida e sera que eu tenho hipo mesmo? meu t4 deu baixo e meu
    tsh deu 17.00. Tomo puran t4 25 mg. Meu ciclo menstrual sempre foi regulado nunca tive problemas, mas agora q comecei a tomar esse hormonio parece q esse mes nao vai vim, corro o risco de ficar com problemas hormonais tmb?
  29. Cinara diz:
    Oi, tenho 42 anos e foi diagnosticada com hipertiroidismo e estou com os olhos um pouco saltados e emagreci muito de 45 para 40k o médico me receitou tapazol 10mg 3 vezes ao dia, gostaria de saber quanto tempo pode levar tomando esse medicamento para meus olhos voltarem ao normal.
    • Mary Ferreira diz:
      Olá! Fique tranquila que seus olhos voltarão ao normal em 6 meses no máximo! Já tive este problema.Hiper de Basedow Graves, hoje sou tireoidectomizada, fiz há 3 meses, e não me arrependo nem um pouco em tirar este bendita tireóide! Na època tomava Tapazol e depois propil….os olhos ficam normais fica tranquila, é só fazer o tratamento certinho! Boa sorte!
  30. Alexandra diz:
    Olá pessoal. Eu perdi 8 quilos em 45 dias. Hoje fui diagnosticada com hipertiroitismo . E já comecei a tomar remédio. Eu ate pedi 10 dias de ferias, porque estava sentindo muito mal.
    Amei site. E vamos deixar de ficar rindo das mesmos, porque pode ser que ela tenha tiróide.
  31. nayara diz:
    Oi nem sei mais se tenho a tal de hipotiroide, pois aos 13 anos fui diagnosticada… e examos que fiz posteriormente diz que não tenho, mas os sintoomas me deixa muito nervosa, sem libido, varizes, boca seca, irritabilidade, muito sono mesmo, cansaço e um pouco de depressao, quando saiu na rua parece que vou desamaiar…. ,e ajudem por favor, dá vontade até de me matar ás vezes, obrigada
  32. Ana diz:
    Bom dia! pessoal, preciso de ajuda, desde dia 04/fev/2013 estou acordando todos os dias com os olhos inchados (sem dor nem ardencia nem vermelhidao), sentindo um cansaço fisico com falta de ar, e as vezes meio lerda e baixo astral. dia 08/02 fui no oftalmologista disse q era alergia, receitou um colirio anti-alergico -> nao adiantou nada…dia 14/02 fui num clinico, fiz exame de sangue para ver se era rim, nao era, ai a médica disse ser alergia, receitou hixizine anti-alergico oral -> tb nao adiantou nada! Dia 18/02 fui na homeopatica q ja me acompanha outras coisas, solicitei uma guia para fazer varios exames de sangue pra ver se achava algo…dia 19/02 fui num alergologista, e disse que nao era alergia, seria rim ou tireóide talvez…dia 21/02 sairam meus resultados de exame! minha TSH estava 0,03 (sendo que em 18/12/12 estava 4,66) alem de colesterol alto (que ja tem mais de um ano que vem alto principalmente o ruim). Dia 22/02 (sexta passada) fui numa endocrinologista, pelos meus exames, disse que suspeitava de uma inflamacao da tireoide passageira, mas solicitou mais exames como T3, T4, pra eu fazer semana que vem, pois ela me receitou ASPIRINA 500mg pra tomar ate antes de ontem 26/02 – tomei por 6 dias e nao adiantou…continuo com os mesmos sintomas…estou confusa, desorientada, preocupada e estrassada pois ja fará um mes na proxima segunda, ja fui em varios médicos e ainda nao encontrei solução pro meu problema…alguem tem alguma dica pra me dar??? muito obrigada!
  33. Maisa diz:
    estou com medo, tenho 18 anos, e estou com os seguintes sintomas: menstruação atrasada a 3 meses, NUNCA TIVE RELAÇÃO SEXUAL, inchaço e dores nos pulsos, aumento da gordura abdominal,aumento da “papada”, será q é isso?
  34. wannessa diz:
    boa noite desde de outubro de 2012 descobri que tinha problema na tireoide.porem sofro estes sintomas a 10 anos e nunca nenhum medico descobria pedi muito a deus para mostra o que eu tinha fui a muna medica clinico-geral onde passou todos os exames onde meu tsh estava 5,7 onde logo a mesma me encaminhou para o endrocrino os mesmo passou eutyrox de 50 mg mais tenho muito sintomas com:muito calor,sudorese na mãos e nos pés,tremores,angustia e tristeza,muito nervosa,queda de cabelo, alteração na pele com fosse uma alergia,diarreia,unhas quebradiças,irritabilidade,ansiedade muita nem se fala,as vezes sinto meu coração batendo muito rápido quando to sentada,nao sei mais o que fazer to muito angustiada medo por ter todos esse problema terminei um relacionamento de 3 anos peço ajuda a voces, pois vou para o endrocrino dia 13/03 vamos ver o que dar pois as vezes penso que tenho hipor quando tambem tem momento que penso que hiper peço todos os dia a deus que me der a cura
  35. jocimara diz:
    ola,pelo que eu li´ai é isso mesmo sintomas da tiroide,,sofro todos esses sintomas..tomo tapazol há 4 anos tiroide não tem cura o remédio so ameniza,so DEUS pode dar a cura,,depressão síndrome do pânico ansiedade corpo tremulo.coraçao acelerado,pés e mão gelada, é horrível,mas xeguei a conclusão que tenho que conviver com isso,´so lamento por mim por não estar vivendo uma vida normal;não tenho mas amigos,não tenho vontade de sair,mas tenho deus tenho fé que um dia ele vai me curar..
  36. carla diz:
    ola meninas sofro de hipotiroiditi primaria a18 anos tomo puran t4 e t3 nao tenho melhoras ja fui parar no cti com o braço dormente sem movimento agora como nao bastase comfalta de calçio na coluna engordei lamento por desanima las mas eu preciso de ajuda ou de um medico que acerte no meu diagnostico
  37. Angela diz:
    Há sete meses fiz o exame de tireoide,deu normal,sempre faço nunca dava nada mas sentia todos estes sintomas ,e sinto.Médicos sempre batendo na mesma tecla dizendo ser depressaõ.Mas pra minha surpresa esta semana fui buscar outro exame,quando abri constou alteração .Sei que 99% é tireoide.Estou muito triste,com isto mas peço pra todas as pessoas que encotram com estan doença que Deus nos fortaleça, e que todos tenha fé.
  38. iedag o torres diz:
    fis exame de sangue acusou que tenho tiroide engordei muito e me sinto enchada pressão alta muita quentura no rosto vermelhidão no corpo pode ser da tiroid ou reação do remedio tomo puran t 4 sera rea ção do remedio?
  39. cris diz:
    tenho todos esses sintomas e não posso dizer que sofro…porque perder peso é bom, arritmia também..porque aí vc faz as coisas mais rapido…insonia tambem adorooo..porque odeio gente que dorme… irritação é muito melhor do que lerdisse…até porque gente calma me irrita. Sou aceleradíssima e não quero deixar de ser jamais…portanto..esse problema de tireóide é muito bom isso sim…. hááá..tenho 52 anos e não páro nunca…acordo as 5h da manha agitando….hehe….não vou me “tratar” para ficar lerda…eu hem?… beijooo
  40. Mary Ferreira diz:
    Olá, boa noite a todos! Há 2 anos atrás fui diagnosticada com Hipertireoidismo. Foi logo após meu parto cesárea, fiz tratamento com tapazol q me deu muita urticária. Logo após passei a tratar com propil o qual me levou a hipo. meu TRAB deu positivo para Doença de Basedow Graves, tratei + um tempo, porém o propil não se adequava a minha tireóide. Fiz há 4 meses TIREOIDECTOMIA subtotal, tive Hipotireoidismo decorrente da cirurgia, estou tomando Levoid 38 mcg. Após 3 meses da cirurgia meu cabelo está caindo horroresssssssss………..tenho até medo de ficar careca, com Hiper nunca caiu meu cabelo….sinto agora meus corpo + calmo, meu metabolismo legal. Perrdi após a cirurgia 8 kilos, o único incômodo q estou é sentindo são os meus olhos….que parecem cansados e inchados! Alguém q tenha HIPO tb tem esta sensação no olho??? Grata a todos!
  41. Viviane diz:
    Gostaria de Saber se alguém pode me dizer se a iodoterapia cai os cabelos, fiz em junho e agora meus cabelos estão caindo estou assustada.
  42. Roberta diz:
    Fui diagnosticada com hiper em fev/14. Estou tomando Tapazol 10ml (03 ao dia), tive que cortar meu cabelo na nuca, pois estou quase sem cabelos!!Fui a Dermo que me receitou uma vitamina e loção, disse que careca não ficareim ufa!!Fora os cabelos agora são os olhos!! Gente tá tão feio!! Todo mundo que me olha pergunta o que tenho nos olho9s, constrangedor, li em um comentário aqui que em seis meses isso muda, tomara, porque estou me sentindo tão mal com isso!!FDora a hiper, tb desenvolvi a diabetes tipo 1, tomo insulina injetável todos os dias. Vou te falar, vamos ficando velhos e as doenças vão chegando, tenho 40 anos, mas já estou com saudades dos meus 30!!Força pessoal!!bjs

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>