São horas do lanche

São horas do lanche

O lanche é uma importante fonte de energia, quer seja tomado de manhã ou à tarde. Das inúmeras vantagens desta pequena refeição, podemos salientar três:

  • Reduz a fome para as refeições principais
  • Facilita a digestão
  • Permite um melhor controlo do peso.

Deverá, no entanto, ter muita atenção ao que come.

Hábitos que deve terO que não deve comer ao lanche
Traga consigo 3 ou 4 bolachas de água e sal para mastigar rapidamente. Café e um rissol, um croquete ou um pastel de bacalhau.
Tenha à sua disposição um iogurte natural ou de aromas (líquido ou sólido, como preferir) para saborear numa pequena pausa.Bolachas ou bolos com cremes.
Disponha de uma peça de fruta, como maçã, laranja ou banana.Só café ou só chá com açúcar.
Poderá ter uma caixinha com biscoitos secos e comer um por dia.Batatas fritas e uma bebida gaseificada ou uma cerveja.
Cerveja com tremoços.

Aspetos a considerar para ter uma alimentação saudável, todos os dias

  • Coma pelo menos 5 ou 6 vezes ao dia, mais ou menos de 3 em 3 horas.
  • Escolha alimentos variados: pão, bolachas, biscoitos e bolos pouco doces, fruta ou legumes, leite e derivados, fiambre, carnes frias…
  • Acompanhe sempre a fruta com uma bolacha tipo Maria ou torrada. Isto porque se comer, por exemplo, só uma maçã fica com uma sensação de fome mais cedo, pois os hidratos de carbono que esta contém vão ser absorvidos muito rapidamente, dando origem a uma baixa de açúcar no sangue.
  • Pode e deve levar para o trabalho o seu lanche favorito em vez de não comer nada ou de comprar algo, muitas vezes duvidoso, na pastelaria.

Faça chá e prepare um lanche com requinte

Sabia que foi a princesa Catarina de Bragança, verdadeira amante do chá, que levou esta bebida para a corte inglesa, depois de casar com o Rei D. Carlos II? Beba também o seu chá, a bebida que pode tornar um lanche simples num momento de deleite e requinte, digno de uma princesa.

Mas para fazer um bom chá, precisa de considerar alguns pontos:

  • Para o preparar, prefira uma água pura de bom sabor.
  • Escolha um chá de boa qualidade.
  • Junte a água à temperatura certa: quando a água levantar fervura, retire imediatamente do lume. Deite as folhas de chá no bule, previamente escaldado, e a água por cima. Mexa com uma colher e tape o bule. Controle o tempo: quanto menor for o tamanho das folhas, menor será o tempo de infusão do chá. O tempo varia entre 3 e ó minutos, nunca deixe o chá ferver.
  • Use a quantidade de chá certa: o normal é 1 colher de chá rasa para cada chávena, mas deve adaptar esta quantidade ao seu gosto e ao tipo de chá.
  • Ao servir o chá, coloque na mesa rodelas de limão, uma leiteira com leite frio e outra com água quente; pode também requintar a sua mesa com diferentes açúcares: branco, amarelo, mascavado, granulado ou em cubos.
  • Lembre-se que, depois de pronto, o chá não deve ser reaquecido.

 Qualquer que seja a forma ou a ocasião em que toma o seu lanche – em casa, no trabalho, num encontro de amigos, … – nunca deixe de fazer esta pausa para retemperar as energias ao longo do dia. Poderá ser um lanche simples ou mais requintado, mas o importante é que não prive o seu organismo de um momento tão importante, fornecendo-lhe os nutrientes e a energia de que precisa.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Hidratos de carbono: monossacáridos e polissacáridos
Benefícios da água para a dieta e saúde
Sabia que o marisco é bom para as dietas?
Pirâmide Alimentar da Clínica Mayo


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>