Propriedades Nutricionais do Atum, Tomate e Azeitona

Atum, Tomate e Azeitona

Com a chegada dos dias mais quentes, as saladas tendem a ser uma constante no nosso regime alimentar. Apetecem-nos comidas mais leves e frescas, em que são empregues alimentos saudáveis como o atum, o tomate e as azeitonas.

Conheças as propriedades nutricionais destes alimentos e descubra as vantagens que pode extrair deles, além da frescura.

 

Atum

É um peixe que fornece uma proteína de alto valor biológico. Proporciona ainda gorduras saudáveis na forma de ácidos gordos polinsaturados Ómega-3, vitaminas B3 e B6.

O consumo deste peixe não se deve limitar apenas ao atum enlatado. O atum pode ser comprado na banca do peixe fresco ou congelado, com a vantagem de manter todas as propriedades nutricionais sem os aditivos postos quando é processado.

O atum não tem muita gordura mas, ainda assim, é aconselhável comê-lo grelhado o em cru, como sashimi ou sushi.

É um alimento indicado tanto para ganhar massa muscular como para emagrecer, mas contribui também para a saúde cardiovascular, como anti-inflamatórío, protetor das articulações e para atrasar o envelhecimento cerebral.

 

Tomate

Embora classificado comummente como legume, o tomate é uma fruta (proveniente do tomateiro), tendo na sua família alimentos como as beringelas, as pimentas e os pimentos.

É um alimento saboroso, saudável e antioxidante que se deve ingerir todos os dias, especialmente quem pratica muito exercício, pois ajuda a reduzir a fadiga e a hidratar os tecidos. Além destas excelentes propriedades nutricionais, o tomate tem a vantagem der ser um alimento pouco calórico. Um tomate médio contém:

- 22 calorias
– 20% da DDR de vitamina A
– 26% da DDR de vitamina C

O tomate é conhecido pelo seu teor em licopeno, o pigmento que lhe dá a cor vermelha e que funciona como antioxidante. Vários estudos concluíram que as pessoas de idade avançada que não apresentam tumores são habituais consumidores de tomate.

 

Azeitona

É um dos alimentos mais antigos na cultura mediterrânea, como aperitivo ou como base para o azeite.

As azeitonas não devem faltar na ementa de uma alimentação equilibrada, sendo recomendado pelos espedalistas que se comam sete por dia, devido ao seu elevado valor nutrídonal.

A gordura da azeitona é muito saudável, já que prevalecem os ácidos gordos insaturados em relação aos saturados e especialmente o ácido monoinsaturado tipo oleico. De destacar ainda a vitamina E, um antioxidante natural, e o ferro, nutriente presente nas azeitonas pretas, com um teor correspondente a 45,5% DDR por 100 gramas.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Crómio
Importância das Proteínas para o Organismo
Benefícios e Propriedades Nutricionais do Tomate
Dieta ALCO


Um Comentário para Propriedades Nutricionais do Atum, Tomate e Azeitona

  1. Miquéias Miláry diz:
    Olá, estou muito satisfeito com o poste. A partir de agora vou incluir de mil maneiras o atum na minha dieta. gostei muito mesmo, obrigado e q Deus abençoe.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>