Prevenção e tratamento da Obesidade

prevenção e tratamento da obesidade

Antes de ser necessário fazer um tratamento da obesidade, deve-se fazer uma prevenção desta doença, que é uma das maiores epidemias do nosso século. Assim, para prevenir a obesidade e os seus riscos para a saúde, é necessário seguir um estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis.

Para as pessoas que já sofrem de excesso de peso ou obesidade, o tratamento mantém os mesmos pressupostos: comer menos e fazer exercício físico — a perda de peso será inevitável.

Prevenção da obesidade

Para comer menos a longo prazo terá de aprender a pensar sobre os seus hábitos e padrões alimentares. Pergunte a si mesmo o que o faz comer demais. Será a falta de energia no final da tarde? Sente necessidade de comer um doce à noite? Ou simplesmente não tem tempo ou energia para cozinhar e, por isso, come alimentos processados e fast food? Tomando consciência dos seus hábitos alimentares, ajudá-lo-á a evitar as situações que lhe causam maiores problemas e a alcançar o seu objetivo de peso.

Relativamente à atividade física, deverá fazê-lo de forma progressiva, respeitando sempre o seu organismo. O que importa, acima de tudo, é mudar a sua atitude.

Tratamento da obesidade

Não há comprimidos, fórmulas ou dietas mágicas que parecem boas demais para ser verdade e que não passam disso mesmo.

Quaisquer medicamentos que possam promover a perda de peso só terão efetivamente sucesso se forem acompanhados com uma ingestão de comida mais racional e o aumento da atividade física.

Na maioria dos casos, o tratamento médico da obesidade centra-se numa mudança de hábitos alimentares e estilo de vida. Estas são, pois, as duas regras principais para tratar a obesidade e perder peso de forma saudável: comer menos e aumentar o nível de atividade física.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Exercícios físicos que ajudam a estar em forma
Dicas para perder e manter o peso
Tudo sobre Hipertiroidismo e Hipotiroidismo
A Obesidade como doença crónica


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>