Os melhores alimentos para emagrecer

alimentos para emagrecer

Os alimentos são uma das fontes primárias do nosso sustento e da energia que gastamos diariamente nas tarefas quotidianas, no entanto, todos são diferentes, na cor, no tamanho, na textura, na apresentação, assim como na sua constituição e funções. Uns são reguladores, outros são energéticos, alguns são construtores e outros ainda são constituídos à base de nutrientes plásticos. Daí que consoante a sua constituição, os alimentos nos ajudem de diversas formas, desde proteger a pele, fortalecer os ossos, ajudar a prevenir contra certas doenças ou ainda emagrecer.

Os melhores alimentos para emagrecer são, sem dúvida, os alimentos termogénicos, uma vez que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal, levando a um maior gasto de energia e, consequentemente, uma maior quantidade de calorias gasta. No entanto, outros há que que nos ajudam igualmente a emagrecer, quer seja pelas poucas calorias ou pela sua constituição.

Na lista que se segue estão indicados alguns dos melhores alimentos para emagrecer, que devem ser incluídos diariamente em todas as refeições.

  • Espargos
    Os espargos são dos melhores alimentos para emagrecer, não só porque têm poucas calorias, mas também porque são bastante ricos em água e vitaminas A e C. Os espargos são muito fáceis de confecionar e podem ser um excelente acompanhamento para a sua refeição principal, para a sopa ou para  confecionar uma boa salada de vegetais.
  • Feijão
    O feijão também é um alimento bastante pobre em calorias e rico em fibras e proteínas. Os feijões ajudam a controlar o apetite, a baixar o nível de colesterol e a manter estável o nível de açúcar, além de estimularem o metabolismo.
  • Laranjas
    As laranjas, são uma excelente fonte de vitamina C e de ácido ascórbico, contendo também pectina e sinefrina, substâncias  localizadas na casca da laranja, excelentes para gastar o excesso de calorias do organismo.
  • Ovos
    Os ovos são alimentos ricos em proteínas, que ajudam o nosso corpo a sentir-se saciado durante mais tempo, não sendo necessário alimentá-lo. Portanto, se forem ingeridos ao pequeno-almoço, os ovos são uma excelente forma de não ingerirmos calorias durante mais tempo, nomeadamente doces, porque nos sentimos saciados.
  • Sopa
    A sopa é a base de qualquer refeição, deve ser comida em primeiro de forma a ficarmos com uma espécie de base no estômago. Como a sopa é uma fonte natural de proteínas, de vitaminas, de hidratos de carbono e de minerais, ela pode substituir uma refeição completa, cheia de nutrientes bons e saudáveis para o nosso organismo, sem consumirmos grandes quantidades de calorias.

Uma alimentação equilibrada, saudável e variada é a melhor forma de conseguirmos viver bem e ter um bom funcionamento do organismo. Tudo isto, claro, com o acompanhamento da prática de alguma atividade física.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Devemos comer alimentos diet ou light?
Obesidade Abdominal: as gorduras inimigas da saúde
Conheça os alimentos que diminuem o colesterol
Dieta ALCO


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>