O que é uma dieta saudável?

dieta saudável

Antes de tudo o mais, é fundamental que saibamos o que é uma dieta saudável. Trata-se de uma dieta equilibrada, composta por diversos produtos que satisfazem totalmente as necessidades de vitaminas, minerais e energia. A dieta saudável significa também a redução do consumo de gordura e açúcar.

Para nos mantermos saudáveis, devemos ter o cuidado de ingerir a os nutrientes necessários (cálcio, ferro, ácido fólico, …) na quantidade adequada a cada pessoa e/ou situação específica. No caso das mulheres, durante a menstruação há uma grande perda de ferro, pelo que, nesta fase, deverá haver uma atenção redobrada em relação à ingestão deste nutriente.

Ao ingerir grandes quantidades de açúcar, a dieta entra em desequilíbrio, uma vez que pode fornecer calorias vazias, ou calorias que não fornecem qualquer valor nutritivo. Por sua vez, as dietas à base de gordura saturada são muito arriscadas – podem provocar altos níveis de colesterol no sangue, e ainda aumentar o risco de doenças cardíacas.

Embora não haja um padrão rígido para uma dieta saudável – as necessidades calóricas e a quantidade de nutrientes ingerida depende de pessoa para pessoa e, mesmo assim, da fase em que se encontra – há aspetos importantes que todos deveremos ter em atenção.

  • A dieta saudável deve ser completamente equilibrada, incluindo alimentos de todos os grupos alimentares, com muitas frutas, legumes, grãos integrais, e livre de gordura ou com um baixo teor de gordura.
  • A dieta saudável deve consistir de uma variedade de frutas e produtos hortícolas (recomenda-se a ingestão de 2 chávenas de fruta e 2,5 chávenas de legumes por dia são recomendados para uma dieta de 2000 calorias).
  • Consuma diariamente vários tipos de grãos integrais, uma vez que a dieta deve ser rica em fibras e os grãos integrais são óptimas fontes de fibra.
  • Prepare os alimentos com menos sal (sódio), sendo que não deverá exceder o consumo de 2300 miligramas (cerca de uma colher de chá) deste nutriente por dia.
  • A dieta deve ser pobre em colesterol, gorduras saturadas. A ingestão total de gordura deve situar-se entre 20 a 35% das calorias.
  • Exclua as bebidas alcoólicas da sua dieta. Se tal lhe for difícil ou impossível, não deverá ingerir mais do que uma bebida por dia.

Fazer uma dieta saudável não é, pois, uma dieta para emagrecer, embora acabe normalmente por atingir os mesmos objetivos e, em alguns casos mais alguns…

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Zinco
Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Crómio
Dicas para uma Alimentação saudável
Sumo de Gengibre com Abacaxi e Limão


Um Comentário para O que é uma dieta saudável?

  1. denise diz:
    Vale lembrar que o consumo de grãos e integrais no geral devem ser administrados com o consumo de muita água, caso contrário, cria-se um bolo fecal que acaba fazendo o efeito contrário do que se espera das fibras.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>