Fibras fazem mais que regular o trânsito intestinal

alimentos ricos em fibras

As fibras devem fazer parte de qualquer regime que preze o equilíbrio alimentar, sendo bem conhecidas por aqueles que sofrem de obstipação intestinal.

As fibras são uma parte dos hidratos de carbono que não é digerida e absorvida pelo organismo. Isso explica a sua ação mais famosa: a regulação do trânsito intestinal, pois ao aumentarem o volume das fezes, aceleram a sua eliminação.

E está muito enganado quem pensa que as vantagens das fibras ficam por aí. As suas fontes alimentares e os seus benefícios variam de acordo com a classificação, dividindo-se estas em dois grandes grupos:
– As fibras solúveis
– As fibras insolúveis

As fibras solúveis, como o nome sugere, absorvem água, transformando-se numa espécie de gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e evitar que elas sejam absorvidas pelo intestino, protegendo-o do cancro.
Outras funcionalidades desse tipo de fibra são o retardo na absorção dos hidratos de carbono (o que é bom para quem está a fazer dieta de emagrecimento, pois ajuda a manter uma sensação de saciedade) e a diminuição das taxas de LDL (o colesterol prejudicial à saúde).
Farelo de aveia, cevada, leguminosas, frutas, legumes e verduras são boas opções para encontrar as fibras solúveis.

Por sua vez, as fibras insolúveis, por não absorverem água, regulam o funcionamento do intestino. Ao incluir no seu regime verduras, legumes, frutas, trigo, arroz e pães na forma integral,  todos eles com fibras insolúveis na sua constituição, garante que o intestino funcione devidamente.

Em termos de recomendação da dose diária de fibras a ingerir, não há uma distinção entre cada tipo deste nutriente na alimentação  – 20 a 30 gramas de qualquer um dos tipos de fibras já garante o sucesso de suas funções.

Nunca se deverá esquecer é de beber bastante água. Sem ela, em vez de soltar o intestino, irá obstruir o trânsito intestinal, sobretudo se o seu maior consumo for de fibras solúveis, que precisam de absorver o líquido para inchar e serem eliminadas mais facilmente, libertando o seu organismo de todas as toxinas.

Portanto, para conquistar pele e barriga bem lisinhas, como sempre sonhou, aposte na parceria fibras e água!

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Potássio
Hidratos de carbono: monossacáridos e polissacáridos
São horas do lanche
Dieta de Gloria Flart


Um Comentário para Fibras fazem mais que regular o trânsito intestinal

  1. Bruna diz:
    Muito bom, tenho de comer mais fibras. Beijos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>