Dicas para perder e manter o peso

Veja abaixo as dicas e bons hábitos de nutrição e saúde para perder e manter o peso que, seguidos durante a dieta e depois dela, garantem o sucesso do seu regime por muito tempo.

  • Os Hidratos de carbono devem fazer parte da alimentação
    Além de não oferecer todos os nutrientes necessários ao organismo, o regime alimentar que corta de vez os hidratos de carbono (a famosa salada com um grelhado) faz com que o metabolismo mude repentinamente. 
    Resultado
    : o organismo, acostumado com pouca comida, vai economizar energia, queimando mais lentamente as calorias. Por isso, opte sempre por um prato com os principais grupos alimentares: hidratos de carbono, proteínas e gorduras saudáveis. O segredo é não exagerar:

    1. Não coma arroz e batata na mesma refeição, por exemplo, pois os dois são hidratos de carbono;
    2. À noite procure restringir ao máximo o consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono, uma vez que o organismo já não necessita de muita energia para gastar.
  • Mexa-se mais, coma menos
    Praticar uma actividade física aliada ao início da reeducação alimentar está entre as lições mais importantes não só para quem quer manter o peso, como também para melhorar o bem-estar. Vale a pena lembrar que uma caminhada de 40 minutos, três vezes por semana, já conta como actividade física.
  • Desista do jejum!
    Ao ficar em jejum ou saltar refeições, mais fome irá sentir
    . Além disso, torna-se muito mais fácil resistir às tentações com o estômago cheio…
    Outro motivo para fazer várias refeições em vez de passar longos períodos de tempo sem comer é que, desta forma, estará a activar o metabolismo. O segredo é comer várias vezes ao dia – pelo menos seis refeições diárias – e pouco de cada vez.
  • Tenha sempre snacks, fruta ou iogurtes consigo
    Tenha sempre alimentos práticos na mala ou na gaveta do escritório. A escolha fica a seu critério, mas algumas opções recomendadas pelos nutricionistas são frutas ou frutos secos, barrinhas de cereais, iogurte e biscoitos integrais, que satisfazem e têm menos calorias do que uma fatia de bolo, por exemplo.
  • Inclua um docinho no seu regime alimentar
    Engana-se quem pensa que cortar nos doces é a regra básica de qualquer dieta. O conselho é não exagerar! Desde que a ingestão não seja frequente, os doces são permitidos.

Pequenas dicas de nutrição como estas fazem toda a diferença nos seus resultados para perder e manter o peso. Mas, o mais importante é fazer uma dieta adequada à sua rotina e aos seus hábitos, salvaguardando sempre a sua saúde.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Flúor
Aproveite os benefícios nutricionais da fruta
Dicas de Nutrição para uma Páscoa Saudável
Chocolate Preto ajuda a diminuir a pressão arterial


2 Comentários a Dicas para perder e manter o peso

  1. Drauzio Milagres diz:
    Matéria importante que merece ampla divulgação.
    Um abraço.
  2. Luis Medeiros diz:
    Concordo com quase tudo. Até porque há 3 anos que mudei por completos os meus hábitos de vida, quer alimentares quer de actividade física. Tenho quase 60 anos e sinto-me jovem; vou todos os dias ap ginásio. A minha alimentação é muito idêntica à que aconselham; só que “docinhos” não!… Para mim o açucar da fruta é mais que suficiente
    Abraços

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>