Atenção às gorduras saturadas e ao colesterol

gorduras saturadas e colesterol

A elevada ingestão de alimentos ricos em gorduras prejudiciais ao organismo, como as gorduras saturadas e colesterol, associada ao excesso de peso e ao sedentarismo, eleva o risco de desenvolver e doenças cardiovasculares.

Conheça os tipos de gorduras prejudiciais ao organismo:

Colesterol
Tipo de gordura com duas faces, o colesterol desempenha um papel importante no organismo, já que participa na produção das hormonas sexuais e das glândulas suprarrenais. Além dessas funções, o colesterol ajuda na formação da membrana celular e da bílis (substância produzida pelo fígado, fundamental para a digestão das gorduras).

O problema desta gordura está relacionado com o seu excesso, sendo que a quantidade de ingestão diária não deve ultrapassar os 300 mg.

O colesterol necessita da proteína LDL para ser transportado pelo organismo, mas durante este processo, a proteína acaba por deixar rastos da gordura pelo caminho, formando as placas prejudiciais à saúde. Para ajudar a recolher os restos deixados pela LDL, o organismo conta com a participação da proteína HDL. Também auxiliar no transporte do colesterol pelo organismo, esta proteína entra em ação como agente de limpeza, varrendo todos os rastos nocivos. Por isso, é importante que as taxas de HDL estejam sempre acima das de LDL. O segredo para manter essa proporção em equilíbrio e manter-se imune às doenças cardiovasculares é controlar a ingestão dos alimentos de origem animal (como carne, enchidos, leite seus derivados), que apresentam esse tipo de gordura.

Gorduras saturadas
Sólidas em temperatura ambiente e viscosas quando aquecidas, as gorduras saturadas são uma ótima atração para doenças cardiovasculares. Isso porque elas facilitam o aumento do mau colesterol que circula pelo sangue.

Derrames e alguns tipos de cancro, como o da próstata e o da mama, também têm a origem associada aos excessos dessas gorduras no organismo, sem falar que a gordura saturada é inimiga número um do emagrecimento.

Para prevenir tudo isso, restrinja o consumo diário de gordura, no máximo, a 7% das calorias totais da sua dieta.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Laxantes tornam o intestino preguiçoso
Dicas para evitar a flatulência
Controle o colesterol e os triglicerídeos
Os melhores alimentos para emagrecer


Um Comentário para Atenção às gorduras saturadas e ao colesterol

  1. Ótima informação, adorei ler essa postagem.
    abs

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>