Mitos e Verdades sobre Dietas e Alimentação

dietas e alimentação

Apesar da informação amplamente divulgada hoje em dia, os mitos sobre alimentação parecem ganhar cada vez mais peso na vida das pessoas.

A American Dietetic Association inventariou uma série de mitos que passaram a ser considerados verdade de tanto serem defendidos:

MITO 1
As frutas e verduras frescas são mais saudáveis que as congeladas ou enlatadas.
Pesquisas científicas demonstraram que os alimentos congelados e enlatados são tão nutritivos como os frescos. Um facto curioso é que o organismo absorve melhor o licopeno presente no tomate quando este é processado.

MITO 2
O peso corporal é a melhor forma de saber se uma pessoa faz uma dieta equilibrada.
É impossível determinar se uma dieta é equilibrada simplesmente através do peso, porque a composição corporal varia de pessoa para pessoa.
O peso poderá ser um dos fatores que permitem detetar maus hábitos alimentares, mas nunca poderá ser feita uma leitura direta atendendo somente a este aspeto.

MITO 3
Comer antes de deitar engorda.
Mais do que a hora a que se come, é importante dar atenção ao que ingerimos. Convém aqui ressalvar a importância de fazer refeições regulares, a começar pelo pequeno-almoço, e nunca saltar uma refeição.

MITO 4
Comer açúcar causa diabetes.
A causa da diabetes é a falta de insulina ou a resistência a ela.
Os diabéticos, tal como qualquer pessoa que zele pela sua saúde, podem comer doces e açúcar, desde que moderadamente.

MITO 5
Se estamos a fazer dieta, não podemos comer hidratos de carbono para não engordarmos.
Para assegurarmos o nosso bem-estar e a nossa saúde, devemos ingerir hidratos de carbono diariamente, pois este nutriente é fundamental para nos mantermos com vitalidade e energia.
O que nos faz engordar não são propriamente os nutrientes que ingerimos, mas sim a quantidade de calorias em relação à nossa atividade física; se a ingestão de calorias for maior do que o gasto energético, aí sim há um aumento de peso.

MITO 6
Fazer uma dieta da moda de vez em quando é uma ótima forma de perder peso rapidamente.
Algumas dietas, sobretudo as mais restritivas, podem ser prejudiciais e provocar problemas de saúde. Além do mais, fazer recorrentemente dietas provoca o famoso efeito sanfona que, depois de uma perda de peso acentuada, leva a que a pessoa ganhe mais peso do que o que tinha inicialmente.
O ideal para se manter saudável e em boa forma física é fazer uma dieta equilibrada ao longo de todo o ano.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Laxantes tornam o intestino preguiçoso
Receita de sumo energético
Dicas de Nutrição para uma Páscoa Saudável
A Obesidade como doença crónica


Um Comentário para Mitos e Verdades sobre Dietas e Alimentação

  1. olga pereira diz:
    Partilho da mesma opinião… PARABÉNS!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>