Mitos e Verdades sobre a diabetes

Mitos e Verdades sobre a diabetes

A diabetes é uma doença que pode ter efeitos muito adversos para o organismo. No entanto, nem tudo o que se diz acerca da diabetes é Verdade, sendo muitas vezes criados mitos com base em preocupações ou porque não se entende verdadeiramente a doença.

Vejamos, então, o que é Mito ou Verdade quando se fala sobre a diabetes.

MITO:
O açúcar provoca diabetes.
Errado!
Pensa-se que a diabetes tipo 1 seja causada por factores genéticos em combinação com factores ambientais desencadeadores da doença. A diabetes tipo 2 é provocada por uma combinação de factores genéticos e de estilo de vida. As pessoas com diabetes precisam mesmo de restringir os alimentos que são fontes importantes de açúcar, mas podem ingerir açúcar em quantidades moderadas.

MITO:
Os diabéticos não podem comer chocolates nem doces.
Errado!
Os diabéticos podem comer pequenas quantidades de chocolate e de doces ocasionalmente, desde que integrados num plano de alimentação saudável e de exercício físico.

MITO:
Os diabéticos têm de ter uma alimentação especial.
Errado!
As pessoas com diabetes têm de comer saudavelmente, como toda a gente, aliás. Isso significa seguir as regras dietéticas comuns, como uma dieta pobre em gorduras saturadas e rica em alimentos com fibras e cereais integrais.

MITO:
Pode apanhar-se diabetes estando em contacto próximo com diabéticos.
Errado!
A diabetes não é contagiosa.

MITO:
As pessoas podem ser “um pouco diabéticas”.
Errado.
Ninguém tem um pouco de diabetes ou é quase diabético. Qualquer diabetes é grave e, se não for gerida de modo adequado, pode levar a várias complicações.

Esclarecer alguns mitos sobre a diabetes ajuda-nos a entender melhor a doença e as suas verdadeiras implicações para a saúde. É muito importante estarmos informados acerca da doença, a fim de podermos lidar com ela.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Chá pode ter mais benefícios que a água
Propriedades nutritivas e medicinais da alface
Causas e tratamento da obesidade
Benefícios do chá de gengibre


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>