Melão ajuda a controlar o stresse

comer melão

Hoje em dia, o tempo disponível é muito limitado para todas as tarefas que temos em mãos – o emprego é cada vez mais exigente e quando chegamos a casa ainda temos as tarefas domésticas, assim como a família, à espera de algum tempo disponível. Toda esta faina do quotidiano nos causa cansaço, fadiga e, claro, irritabilidade com tudo e com todos. Estes sintomas, associados a dores de cabeça e à má disposição são alguns dos sinais de que estamos a entrar em campos de stresse bastante elevados e prejudiciais, tanto para as nossas relações profissionais, como para as nossas relações pessoais.

A melhor forma de vencermos um combate é enfrentá-lo, assim também acontece com o stresse, que deve ser enfrentado e combatido. Podemos e devemos começar a fazê-lo pela forma mais simples e mais prática que temos, através da alimentação.

A alimentação deve ser saudável, equilibrada e variada, em todas as refeições; no entanto, quando estamos nalguma situação de desequilíbrio, devemos dar prioridade a alguns dos alimentos que ajudam a restabelecer esse equilíbrio. A ingestão de algum tipo de frutas é uma das melhores formas de combater o stresse, devido às suas propriedades nutricionais, em especial o melão, refere um estudo francês.

 O melão é uma das frutas mais apreciadas, em todo o mundo, principalmente quando chegam os dias mais quentes, da primavera e do verão. Com origem provável no Médio Oriente, o melão é cultivado um pouco por todo o mundo e, consoante o processo de cultivo, assim são obtidas diferentes espécies de melão. De espécie para espécie, eles variam na cor, na textura, na forma e até no sabor.

O melão é uma planta que cresce no chão, apresenta a forma mais ou menos oval e uma casca dura, que pode apresentar estrias ou não. A sua polpa tem uma textura suave, sumarenta e um aroma doce. É rico em cálcio, fósforo, ferro e algumas vitaminas, daí que colabore na formação dos dentes, na dos ossos e na do sangue. É ainda bastante utilizado para a fortificação do sistema imunológico, uma vez que apresenta na sua constituição uma elevada concentração de bioflavonoides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e dos capilares. Deve ser consumido maduro, para podermos usufruir das suas propriedades diuréticas, laxantes e calmantes.

Segundo um estudo de pesquisadores franceses (que, embora careça, de comprovação científica, apresenta resultados bastante promissores), um dos componentes do melão, o superóxido dismutase, possui propriedades que previnem a oxidação das células. Como tal, e após uma melhoria no desenvolvimento físico, os investigadores constataram que os voluntários que sofriam de sintomas da fadiga e de stresse que foram sujeitos à ingestão de cápsulas com princípios ativos de fruta começaram a sentir os seus sintomas de irritabilidade e de cansaço de forma mais suave, assim como bastantes melhorias ao nível da concentração.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os nutrientes: Sais Minerais – Sódio
Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Cálcio
Propriedades nutritivas e medicinais da alface
Benefícios da framboesa


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>