Hipotiroidismo: causas, sintomas e tratamento da doença

hipotiroidismo

Sem dúvida que a tiroide desempenha um grande papel no nosso corpo, principalmente na regulação do metabolismo celular. Se o seu funcionamento estiver deficitário, pode aparecer o hipotiroidismo, uma doença que pode comprometer o organismo de uma pessoa. Esta doença baseia-se numa disfunção da glândula tiroide que resulta da produção insuficiente de hormonas tiroideias, que têm como função regular o metabolismo celular, intervindo muitas vezes na frequência cardíaca, na tensão arterial e na temperatura corporal.

A falta de hormonas tiroideias pode afetar todas as funções orgânicas, daí existir a necessidade de estar sempre atento aos seus possíveis sintomas do hipotiroidismo.

As causas mais frequentes desta doença, são a remoção cirurgia parcial ou total da tiroide, doenças inflamatórias ou imunológicas como as tiroidites (inflamação autoimune da glândula tiroideia que produz o bócio) e o tratamento com iodo radiativo. O hipotiroidismo também pode ser provocado pela escassez de iodo na alimentação, já que este mineral é fundamental para a síntese de hormonas tiroideias.

Os principais sintomas do hipotiroidismo são:

  • Aumento de peso
  • Cansaço
  • Dificuldade de concentração ou memorização
  • Intolerância ao frio
  • Perda de cabelo
  • Secura e espessamento da pele
  • Sensação de formigueiro e dores nas mãos
  • No caso das mulheres, também podem aparecer alterações menstruais.

Estes sintomas podem ser mais ou menos evidentes, dependendo do nível do hipotiroidismo e do seu tempo de evolução.

O tratamento desta doença assenta na prescrição de fármacos com hormonas tiroideias sintéticas T3 e T4. A sua administração e consumo deve ser gradual, de forma a evitar efeitos secundários que poderão ser graves, sobretudo nos idosos.

É frequente um doente que sofre de hipotiroidismo ter de fazer o tratamento durante a vida toda. A maior parte dos casos não tem cura, no entanto, é muito importante seguir o tratamento sem desistir.

Em alguns casos, este problema pode ser tratado com êxito, no entanto, se não for diagnosticado a tempo pode produzir várias doenças muito graves no coração, tal como a cardiomiopatia e a insuficiência cardíaca. Para além disso, poderá provocar um grave coma mixedematoso que pode originar a morte do doente, devido à lentidão da respiração e redução da circulação sanguínea cerebral.

É, pois, fundamental controlar a glândula tiroide, a fim de verificar se algo está errado e, atempadamente, corrigir desvios ou tomar as medidas necessárias para precaver ou tratar doenças como o hipotiroidismo, sem as deixar evoluir.

 Hipotiroidismo: causas, sintomas e tratamento da doença

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Prevenção da Diabetes e das doenças cardiovasculares
Alimentação Saudável ajuda a prevenir a hipertensão
Mitos e verdades sobre a água
Sumo para diminuir o Colesterol


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>