Causas e tratamento da obesidade

causas e tratamento da obesidade

Uma das causas da obesidade é uma mutação genética que grande uma percentagem dos obesos sofre e que os leva a terem uma fome compulsiva e a preferirem alimentos muito calóricos.

No entanto, convém não esquecer que o meio ambiente tem um papel relevante na manifestação deste fator determinante da obesidade. A título de exemplo, podemos salientar que os filhos de pais obesos têm 80% de hipóteses de virem a ser gordos, sobretudo devido aos maus hábitos alimentares passados de geração em geração.

SINAIS DE ALERTA!
As crianças tenderão a tornar-se adultos obesos quando…

  • As mães engordam muito durante a gravidez
  • Ao completarem um ano, pesam mais do que o triplo do peso que tinham ao nascer;
  • Em bebés, fazem poucas atividades durante o dia, porque dormem pouco e cansam-se facilmente, o que facilita o acumular de gordura;
  • Apresentam gordura localizada antes dos quatro anos de idade;
  • Depois dos três anos, ficam mais de oito horas por semana à frente da televisão;
  • Os pais são gordos e, para lá da propensão genética para a obesidade, tendem a imitar os seus maus hábitos alimentares;
  • Consomem regularmente doces e alimentos gordurosos, o que faz com que as células de gordura se desenvolvam precocemente. Essas células vão aumentando de tamanho até que rebentam e se multiplicam, o que faz com que as pessoas engordem.
    É importante não esquecer que uma pessoa nunca perde as células de gordura que ganhou ao engordar. Quando emagrece, essas células mirram, mas permanecem no organismo. Se a pessoa não der continuidade a uma dieta equilibrada depois de ter alcançado o peso ideal, essas células irão novamente inchar e multiplicar-se. É por essa razão que é tão difícil emagrecer e manter-se magro!…

 

Dicas para combater a obesidade e emagrecer de forma saudável (crianças e adultos):

  1. Coma diariamente fruta e verduras.
  2. Deve tomar sempre o pequeno-almoço e nunca saltar uma refeição, respeitando os horários do almoço e do jantar.
  3. Ingira alimentos muito calóricos (pizza, batata frita, bolos…) com muita moderação.
  4. Não esteja sempre a petiscar – faça um pequeno lanche a meio da manhã e um a meio da tarde.
  5. Não passe longos períodos em jejum.
  6. Siga uma dieta equilibrada, em que não restringe nenhum nutriente ou alimento – o segredo é a moderação!
  7. Dedique uma parte do seu tempo para as atividades físicas – andar de bicicleta, dançar, caminhar ou até fazer jogos de rua com os amigos ou filhos.

O tratamento da obesidade pressupõe uma mudança de hábitos alimentares, tendo muitas vezes de combater uma tendência genética para engordar ou até velhos hábitos, adquiridos desde a infância, que se baseiam no consumo excessivo de doces ou outros alimentos altamente calóricos. Caso sofra de obesidade mórbida, faça um tratamento mais intensivo e com uma equipa de profissionais especializados, desde o psicólogo ao nutricionista (podendo mesmo passar por uma intervenção cirúrgica). Lembre-se, a obesidade não é, de forma alguma, uma fatalidade!

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Crómio
Dicas para emagrecer com saúde
Fibras fazem mais que regular o trânsito intestinal
Benefícios das fibras numa dieta de emagrecimento


Um Comentário para Causas e tratamento da obesidade

  1. JEFERSON diz:
    muito bom , sou praticante de atvd. fisica, e me alimento muito bem ,e adoro psicologia, parabéns, ”para se obter resultados permanentes, se esforça-te , para ter saúde, coma nutritivamente, para ser feliz,alcance esses dois resultados anteriores”. !

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>