Dietas da moda, perda de peso e saúde

Dietas da moda, perda de peso e saúde

A obesidade é uma das grandes calamidades atuais, podendo mesmo conduzir à morte. No entanto, cair em radicalismos ou em esquemas extremistas de perda de peso pode igualmente pôr a nossa saúde em risco.

A obesidade caracteriza-se pelo excesso de gordura corporal e, regra geral, causa grande desconforto físico e psicológico. Uma grande percentagem da população mundial é obesa ou sofre de excesso de peso e, se tem problemas de sobrepeso, já deve ter -se sentido frustrado, pelo menos uma vez na vida, ao seguir uma dieta.

É frequente saltar-se de uma dieta popular para outra que esteja mais “na moda” num determinado período, sendo que o maior perigo das chamadas dietas “iô-iô” é que, com o tempo, irá recuperar mais peso do que aquele que perdeu. Mas a grande questão das perdas de peso focadas em dietas da moda, muitas vezes associadas a um emagrecimento rápido ou ingestão de drogas, são os problemas de saúde que se irão sobrepor à obesidade.

A nossa cultura alimenta a obsessão de sermos magros a qualquer custo, mesmo que ponhamos em causa a nossa constituição física natural. É importante retermos que a nossa saúde não vive de aparências e também não se coaduna com exageros ou erros alimentares que conduzem à obesidade. Esta, por sua vez,  é um precursor de várias doenças – entre as quais se destacam o cancro, doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e artrite -, contribuindo para uma média de 375 mil mortes a cada ano. Além disso, os custos de saúde pública para a obesidade são exorbitantes.

Muitas dietas de emagrecimento prometem uma perda de peso rápida e indolor, nada mais fazendo do que prejudicar a saúde, causar desconforto físico, flatulência e desilusão, quando se começa a recuperar rapidamente o peso perdido. Alguns dos esquemas de dieta de perda de peso reinam por pouco tempo e tendem a desaparecer – por deixarem de ser populares ao revelarem-se improdutivos ou inseguros, ou até por perderem a curiosidade do público. Exemplos de tais dietas da moda incluem planos como os de South BeachAtkins, Beverly Hills, Ornish, dieta da toranja, dieta da sopa de repolho, dieta de rotação,  dieta respiratorianista, entre outros.

Estes programas de dieta da moda ou de perda de peso rápida geralmente inibem o consumo de um determinado tipo de alimento ou contemplam uma combinação restrita de alimentos, violando o princípio fundamental da boa nutrição – para sermos saudáveis, devemos seguir uma dieta balanceada, que inclua uma grande variedade de alimentos. O segredo está em encontrar um equilíbrio entre a imagem que temos de nós, o respeito pelo corpo, a alimentação e a saúde! Para tal, deverá estabelecer metas realistas.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Importância da Fruta na alimentação
Pastilha elástica ajuda a perder peso
Nova abordagem sobre a anorexia
A dieta do abdómen


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>