Conheça a Dieta de Atkins

dieta de Atkins

A dieta de Atkins é uma dieta com baixo teor de hidratos de carbono, criada pelo Dr. Robert Atkins.

Quando surgiu, a dieta de Atkins baseava-se num conceito completamente novo. O Dr. Atkins mudou os hábitos de alimentação mais importantes, alegando que o enorme aumento da obesidade e de desordens metabólicas do século XX teve a sua causa no consumo de hidratos de carbono, especialmente os refinados.

A dieta foi publicada no jornal da American Medical Association e foi usada pelo próprio Dr. Atkins para tratar com sucesso a sua condição de excesso de peso. Mais tarde, a dieta de Atkins foi popularizada em vários livros, dos quais o primeiro foi Dr. Atkins Diet Revolution, publicado em 1972. Em edições posteriores o Dr. Atkins mudou algumas de suas ideias, mas manteve os princípios originais.

Como funciona a dieta de Atkins?

A principal finalidade da dieta do Dr. Atkins é queimar reservas de gordura. Esta dieta baseia-se na convicção de que a causa do excesso de peso consiste na combinação de hidratos de carbono com gorduras, uma vez que os primeiros fazem com que as segundas sejam difíceis de eliminar pelo organismo. Quando se suprime os hidratos de carbono da dieta, o resultado é que o corpo acaba por queimar as suas próprias reservas de gordura.

A dieta de Atkins permite comer quaisquer quantidades de proteínas e gorduras, incluindo gorduras animais, mas reduzir drasticamente os hidratos de carbono, especialmente os refinados. Bebidas alcoólicas são proibidas e cafeína com moderação é permitido ou proibido, em caso de vício.

A dieta deve ser complementada com complexos vitamínicos e minerais.

A dieta do Dr. Atkins tem quatro fases:

  • Indução,
  • Perda de peso,
  • Pré-manutenção,
  • Manutenção.

A fase de indução é quando a perda de peso é mais notória, especialmente quando combinada com exercício diário.
Esta fase caracteriza-se por ser muito restritiva – o consumo de hidratos de carbono é limitado a 20 gramas por dia, a maioria dos quais deve ser composto por saladas verdes e outros vegetais como brócolos, espinafre, acelga, feijão verde e espargos. Tem de se beber pelo menos 2 litros de água por dia durante a fase de indução.

A fase da perda de peso consiste num aumento na ingestão de hidratos de carbono, aumentando 5 gramas de ingestão diária a cada semana.
Um dos objetivos nesta fase é encontrar o “nível crítico de hidratos de carbono a perder” e aprender a controlar o desejo. A fase de perda de peso dura até que o peso esteja a 4,5 kg do peso alvo.
Devem ser adicionados mais legumes do que os aceitáveis na fase de indução. Por exemplo, salada, couve-flor e um pouco de abacate. Deve-se seguir a escada de hidratos de carbono do Dr. Atkins e adicionar produtos lácteos frescos. A escada tem 9 degraus e cada um deles deve ser adicionado a cada semana segundo a seguinte ordem:

  • Legumes aceitáveis na indução;
  • Produtos lácteos frescos;
  • Frutos secos
  • Frutos vermelhos
  • Álcool
  • Legumes
  • Outras frutas
  • Leguminosas
  • Grãos

Na fase de pré-manutenção, a ingestão de hidratos de carbono é aumentada novamente em 5 gramas cada semana. O objetivo nesta fase da Dieta de Atkins é encontrar o “nível crítico de hidratos de carbono para manutenção”, o montante máximo de hidratos de carbono que se pode comer sem ganhar peso.

A fase de manutenção na dieta de Atkins, que dura o resto da sua vida, destina-se a exercer a hábitos adquiridos nas fases anteriores, e evitar o retorno ao peso inicial.

Vantagens desta dieta
Diminuição notória de peso.

Inconvenientes
Défices nutricionais e falta de fruta. Esta dieta tem um excesso de ácidos gordos saturados e pode provocar problemas cardiovasculares, aumento de colesterol, obstipação, mau-hálito e alterações do ácido úrico.
A dieta deve ser complementada com complexos vitamínicos e minerais.

Alimentos permitidos
Todo o tipo de enlatados, carnes, marisco (excetuando ostras, mexilhões e amêijoas), ovos, verduras em pequenas quantidades, queijos curados e semi-curados, manteiga, margarina, azeite, maionese, natas, azeitonas e patés.

Quantidades
As que quiser, repartidas ao longo do dia em seis refeições.

A dieta de Atkins é, pois, uma dieta marcadamente restritiva. Quando se segue esta ou outra dieta restritiva, deverão ser feitas análises e/ou exames para confirmar que o organismo tem os nutrientes de que necessita.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça a Dieta Montignac
Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Manganês
Devemos comer alimentos diet ou light?
Mitos e Verdades sobre a pastilha elástica


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>