Importância dos hidratos de carbono na alimentação

hidratos de carbono

Os hidratos de carbono dividem-se em duas categorias:

  • Simples (como o açúcar e o mel);
  • Complexos (pão, biscoitos, cereais, massas, arroz, grãos, vegetais e frutas).
    Ao contrário do que muitas vezes se pensa, estes últimos devem prevalecer na dieta de quem pretende emagrecer.

Os hidratos de carbono simples têm um teor maior de glicose do que os complexos e são digeridos mais rapidamente. Como resultado, sente-se fome pouco depois de comer.

Já os nutrientes considerados complexos têm digestão mais lenta, mantendo uma saciedade prolongada. Na versão integral, estes alimentos são ainda mais indicados na luta contra a balança, pois as fibras contribuem para que se demore a sentir apetite novamente.

Eliminar de vez os hidratos de carbono, em contrapartida, só favorece o aparecimento de males como dor de cabeça, irritação, cansaço físico e mental – estados de espírito que se coadunam com a ingestão de chocolates, biscoitos e outras guloseimas altamente calóricas.

Há que ter atenção à quantidade ingerida, pois o macronutriente armazena-se sob a forma de gordura se for consumido em excesso. O ideal é que o consumo deste nutriente seja cerca de metade das calorias ingeridas diariamente. Os cereais e as féculas são alguns dos alimentos ricos em hidratos de carbono.

A melhor forma de fazer uma boa dieta é fazer uma alimentação equilibrada, contando diariamente com a ingestão de hidratos de carbono.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Coma fruta e seja mais saudável
Princípios e benefícios da Dieta Mediterrânea
Receita de sumo para a insónia
Mitos e Verdades sobre Dietas e Alimentação


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>