Dicas para o tratamento da diabetes

tratamento da diabetes

Há quem acredite que comer doces aumenta o risco de desenvolver diabetes, mas este princípio não constitui uma verdade pura no que se refere ao regime alimentar que deve ser seguido pelos diabéticos. Os doces podem ser comidos por diabéticos, sim, mas com moderação.

Além da predisposição genética para a doença, o consumo elevado de gorduras saturadas numa dieta rica em calorias são os principais fatores de risco da diabetes.

Uma investigação levada a cabo pelo Diabetes Prevention Program, nos Estados Unidos, acompanhou, durante quatro anos, cerca de 3200 pessoas com predisposição para a diabetes, tendo-as divido em três grupos:

  • Pessoas cujo estilo de vida não sofreu qualquer mudança
  • Doentes submetidos a uma dieta para perder de 5 a 7% do peso e a 150 minutos de atividade física semanal
  • Pacientes submetidos a um tratamento da diabetes com um remédio que estimula a produção de insulina (metformina)

Nos pacientes foram sujeitos a uma dieta aliada à atividade física, o risco de contrair a doença diminuiu 59% em relação ao grupo em que o estilo de vida não sofreu mudança alguma.
O resultado foi ainda mais marcante para quem tinha mais de 60 anos, atingindo uma diminuição de exposição à doença na ordem dos 71%. Já o grupo que foi ao tratamento que estimula a produção de insulina diminuiu em 31% o risco de desenvolver diabetes, tendo-se registado de forma mais efetiva em pessoas com mais de 45 anos.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Laxantes tornam o intestino preguiçoso
Aveia combate o Colesterol LDL, as Gorduras e o Cancro
Benefícios do exercício físico para a dieta e saúde
Ervas aromáticas: uma opção saudável para a alimentação


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>