Dieta do Dr. Siegal | Substitutos de Refeição

Dieta do Dr. Siegal - Substitutos de Refeição

Esta dieta foi criada pelo Dr. Sanford Siegel em 1975, quando procurava dar uma resposta eficaz para controlar a fome dos seus pacientes que seguiam um programa de perda de peso. É, pois, uma dieta de baixo teor calórico, baseada no consumo de bolachas dietéticas que funcionam como substitutos de refeição. O sucesso da dieta foi tal que, em poucos anos, surgiram diferentes planos dietéticos, de outros médicos, tendo o Dr. Siegel introduzido os batidos e as sopas como substitutos de refeição em meados da década de 1980.

A base da dieta

A dieta baseia-se no consumo de 6 bolachas controladoras do apetite ao longo do dia e, ao jantar, fazer uma refeição ligeira, sem hidratos de carbono.

É obrigatória a ingestão diária de 2 litros de líquidos, preferencialmente fora das refeições.

Seguindo o plano, uma pessoa que pretenda perder peso pode consumir apenas cerca de 1.000 calorias por dia, não devendo fazer exercício físico até chegar à fase de manutenção.

Duração: 1 mês | Peso Perdido: 1 a 2 kg por semana

Benefícios da dieta Dr. Siegal

  • Esta é uma dieta boa para quem quer perder peso rapidamente e não tem muito tempo para cozinhar ou não tem de preparar comida para outras pessoas.
  • Quem não gosta de praticar exercício físico também vê nesta dieta uma mais-valia, uma vez que a atividade física não é obrigatória até à fase de manutenção.
  • Evita o consumo excessivo de gordura.
  • Permite contornar ocasionalmente o plano em dias festivos ou ocasiões especiais, devendo voltar ao plano da dieta imediatamente a seguir.

Desvantagens desta dieta

  • Embora possa parecer muito fácil e até atraente a ideia de perder peso rapidamente, consumindo bolachas em vez de uma refeição tradicional, a dieta acaba por ter uma variedade limitada, causando facilmente o cansaço.
  • Os jantares de grupo ou ocasiões festivas, podem ser contornados, voltando imediatamente ao plano da deita após os mesmos, mas também podem ser um fator de descontrole e desencorajamento.
  • Como as bolachas têm de ser compradas de antemão, pois são são especificamente formuladas para substituírem refeições, esta dieta pode tornar-se dispendiosa – até porque estes produtos não são muito baratos.
  • Um outro aspeto desfavorável e, acima de tudo, preocupante desta dieta é o facto de se basear no corte de calorias, não promovendo hábitos alimentares saudáveis.
  • Seguir uma dieta de baixo teor calórico por um longo período longo de tempo pode levar a uma deficiência nutricional, sendo que este tipo de alimentação pode diminuir a absorção de ferro, cálcio e vitaminas. Esta é, pois, uma dieta um pouco desequilibrada, que requer um complemento vitamínico.

Alimentos permitidos e proibidos na dieta do Dr. Siegal

Alimentos permitidos diariamenteAlimentos permitidos
1 vez por semana
Alimentos a evitar
Todo o tipo de carnes magras (a de porco não entra nesta lista)
Aves (frango, avestruz e peru) sem pele nem gordura
Miúdos de aves
Peixe
2 colheres de azeite (cru)
Ovos
Produtos lácteos magros
Fruta
Verduras
Leguminosas
Farinhas e cereais (trigo e aveia)
Carnes gordas (porco) Enchidos e charcutaria (fiambre, presunto...)
Produtos lácteos gordos Manteiga ou margarina Fritos e panados Açúcar, mel e doces

Tal como acontece com qualquer dieta, é importante lembrar que o compromisso de viver uma vida saudável é o mais importante, pelo que a moderação e acompanhamento são as chaves para o sucesso.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça a Dieta de Atkins
Dicas para perder e manter o peso
Verduras: Alfaces, escarolas e endívias
Hipotiroidismo: causas, sintomas e tratamento da doença


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>