Dicas úteis sobre os Hidratos de carbono

hidratos de carbono

Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do corpo humano. Este nutriente tem como unidade básica a glucose, o monossacarídeo utilizado exclusivamente pelo cérebro, pelo fígado, pelos rins e pelos glóbulos vermelhos. Os hidratos fornecem aproximadamente 4 kcal/g.

Quando se inicia uma dieta de emagrecimento, a principal tendência é cortar no pão, no arroz, na massa, entre outros hidratos. Mas esta opção não é a mais correta, pois os hidratos de carbono são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Dicas úteis:

  • Os hidratos de carbono deverão ser ingeridos preferencialmente ao pequeno-almoço, bem como antes e depois do exercício físico.
  • As necessidades noturnas são diferentes das diurnas. Por isso, diminua a quantidade de hidratos de carbono por refeição à medida que o dia avança.
  • Opte por saladas ou legumes, ricos em fibra, que lhe dão saciedade e suprem as necessidades metabólicas do organismo.
  • Não veja a fruta como a sua “tábua de salvação”. A fruta é um alimento com açúcar, tal como os doces e as compotas. Modere, pois, a quantidade para as suas necessidades diárias (duas a três peças, no máximo quatro) e procure comê-la fresca, ao natural e com casca (bem lavada).
  • Quando não praticar exercício físico, procure comer hidratos de carbono só até meio do dia.
  • Opte pelos cereais ricos em fibra e pouco refinados.
  • O pão deve ser integral ou escuro, de preferência.
  • Evite o arroz e massa muito cozidos e, quando comer batatas, lembre-se que as melhores batatas são as assadas.

Sendo um nutriente essencial num regime alimentar saudável, os hidratos de carbono não devem, de forma alguma, ser eliminados da nossa alimentação. Deveremos, sim, pela nossa saúde, procurar gerir a ingestão de hidratos de carbono em função das nossas necessidades metabólicas.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os aditivos alimentares
Creme de Espargos
Sopa de Peixe
Vantagens do Vinagre de Fruta


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>