Dicas para nunca deixar de tomar o café da manhã

Dicas para nunca deixar de tomar o café da manhã

Embora sabendo que é importante tomar o café da manhã todos os dias, de preferência em casa e dando resposta às necessidades nutricionais do organismo após uma noite em jejum, nem toda a gente o faz. Há quem se queixe de falta de tempo para comer antes de sair de casa e também quem diga que não come por não ter apetite.

Neste artigo deixamos algumas dicas para que não saia de casa sem tomar o café da manhã, expondo alguns truques que pode pôr em prática, caso se sinta com falta de tempo ou de apetite para comer. O grande segredo está em fazer da refeição da manhã um momento de prazer e convívio familiar, aproveitando estes breves momentos para começar bem o dia.

Dicas para quem diz que não tem tempo

Habitue-se a adiantar ao máximo as tarefas na noite anterior, antes de deitar:

  • Deixe a mesa posta ou um tabuleiro pronto, com chávenas, pratos, talheres e todos os alimentos que não necessitem de estar no frigorífico.
  • Se gosta de tomar chá, deixe a chaleira com água pronta sobre o fogão.

De manhã, basta que todos se levantem 10 minutos mais cedo para aproveitarem a refeição em conjunto sem serem forçados a comer demasiado depressa, o que leva a uma má digestão.

Dicas para quem diz que não tem apetite

Se o seu problema é falta de apetite, saiba que isso é, na maior parte das vezes, uma questão de hábito, ou antes, de maus hábitos alimentares. Assim, deverá ler bem os tópicos que se seguem e ver qual ou quais deles necessita de mudar:

  • Não coma muito tarde
  • Procure não comer jantares excessivamente fartos, sobrecarregados de gorduras
  • Evite consumir bebidas alcoólicas à noite

A falta de apetite de manhã reflete, quase sempre, um mau funcionamento da vesícula biliar, com consequente lentidão de todo o processo digestivo. Também poderá dever-se a um problema intestinal por infestação de parasitas, mas, na maioria dos casos, uma correção dos hábitos alimentares resolve este problema.

Adicionalmente, para aumentar o apetite matinal, poderá implementar alguns hábitos alimentares saudáveis:

  • aumente o consumo de vegetais e de frutas, boas fontes de fibra, indispensável ao bom funcionamento do aparelho digestivo;
  • faça refeições leves, repartidas ao longo do dia;
  • aumente a ingestão de líquidos, o que lhe garantirá uma hidratação eficaz, assim como o bom funcionamento do intestino;
  • em jejum, beba um copo de água morna com umas gotas de limão, uma infusão de ervas sem açúcar, ou uma peça de fruta (inteira ou em sumo).

Se, porventura, tomar medidas para prevenir a falta de apetite de manhã e, mesmo assim ela se mantiver, poderá eventualmente dever-se a qualquer problema de saúde, pelo que, nesse caso, deverá consultar o seu médico.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Iodo
Dicas saudáveis para emagrecer
Dicas para evitar a flatulência
Tudo sobre as gorduras alimentares


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>