Dicas para ingerir menos calorias

ingerir menos caloriadicas para s

As calorias são indispensáveis ao funcionamento do nosso organismo por um conjunto de razões, entre as quais se podem referir a manutenção da temperatura corporal ou até o auxílio no movimento dos olhos para ler estas palavras. Ao ler num rótulo que um alimento tem determinado número de calorias, isso significa a quantidade de energia que esse alimento fornece ao organismo.

Quando consumimos calorias em excesso, a energia fornecida é acumulada no organismo, transformando o excesso de calorias em gordura, que é acumulada nos tecidos adiposos e, com o tempo, aparecem as indesejáveis saliências na barriga (comummente conhecidas como «pneus»).

Perder os quilos a mais não é fácil, muitas pessoas optam por fazer dietas extremas, exercícios completos, que inicialmente até apresentam resultados positivos, mas rapidamente voltam os quilos perdidos (quando não mais!). Para emagrecer é preciso ingerir a quantidade certa de calorias, isto é, consumir um pouco menos de calorias do que aquelas que gastamos. Quando atingimos um ponto em que desejamos simplesmente manter o peso, só teremos de ingerir a quantidade de calorias equivalente às que são gastas, mas nunca mais…

Para que não esteja sempre a fazer as chamadas dietas «iô-iô», em que se emagrece bem no início, mas passado um tempo se volta a engordar, recuperando normalmente mais peso do que aquele que se perdeu, deixamos algumas dicas para cortar na ingestão de calorias, sem prejudicar o regular funcionamento do organismo.

Consuma leite magro em vez de leite gordo
A diferença de ingestão é de cerca de 40 kcal , por dia.

Opte por usar adoçante em vez do açúcar
Sempre que beber café, ou mesmo quando confecionar doces, substitua o açúcar por adoçante. Desta forma, estará a reduzir  drasticamente a ingestão de calorias.

Tempere as saladas com ingredientes naturais
Tempere as saladas com limão, azeite e uma pitada de sal, em vez dos molhos comprados. Poderá optar por fazer molhos caseiros à base de iogurtes magros, que também são muitos saudáveis e com poucas calorias.

Retire sempre a pele do frango
Antes de preparar ou comer frango, retire-lhe a pele, pois é muito rica em gorduras e aumenta o colesterol, levando a uma consequente ingestão de calorias desnecessárias.

Remova as gorduras da carne suína, bovina, e de frango
Proceda exatamente do mesmo modo para remover as gorduras da carne.

Prefira iogurtes magros
Consuma sempre iogurtes magros em vez dos iogurtes naturais.

Diminua o consumo de transformados como salsichas, salames e presunto.

Diminua o tamanho dos pratos
Usar pratos mais pequenos proporciona uma diminuição da ingestão de alimentos, porque temos sempre a tendência de encher o prato.

Coma devagar e saboreie as refeições
Comer devagar ajuda a ingerir apenas o que o organismo necessita. Em contrapartida, comer em menos de 20 minutos provoca o excesso, porque o organismo não consegue absorver todos os nutrientes.

Beba água ou sumos naturais
Em vez de refrigerantes, que contêm muitas calorias e carbono, provocando a sensação de barriga inchada, prefira beber água ou sumos naturais.

Reduza ou evite comer pizas, batatas fritas ou comida fast-food
Opte sempre por comida cozida ou grelhada, o que leva a uma enorme redução do consumo de calorias.

Resista às tentações
Se for a uma festa e já atingiu o seu limite de ingestão calórica, resista à tentação de comer aquela fatia do seu bolo predileto. Não irá passar fome, por resistir a essa tentação.

Com as pequenas sugestões de alteração nos hábitos alimentares, pode reduzir imenso o consumo de calorias, perdendo os quilos extras que adquiriu anteriormente.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os Nutrientes: Sais Minerais - Magnésio
Obesidade Abdominal: as gorduras inimigas da saúde
Prevenção e tratamento da Obesidade
A Importância de tomar o café da manhã


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>