Dicas para Beber mais Água

dicas para beber água

A água é essencial à vida e é muito importante bebê-la pela nossa saúde e bem-estar. Muitas vezes sentimos dor de cabeça sem razão aparente e isso deve-se maioritariamente ao facto de não bebermos água suficiente, o que provoca desidratação, fazendo com que o sangue fique mais espesso e, ao passar nas finíssimas artérias da cabeça, provoca dor.

Existem inúmeras razões para beber água: melhora o aspeto da pele, ajuda a eliminar as toxinas, reduz o risco de ataque cardíaco, lubrifica as articulações, auxilia na regulação dos intestinos, regula a temperatura do corpo, é uma boa aliada numa dieta de emagrecimento, pois queima as calorias e reduz o risco de infeções.

Em média, cada pessoa devia ingerir dois litros de água por dia. Para determinar a quantidade de água que deve ingerir, basta multiplicar o seu peso por trinta mililitros e o resultado que obtiver é a quantidade exata de água que deve beber diariamente.

Por vezes, as pessoas deixam de beber água e consomem bebidas com açúcar, refrigerantes, sumos ou cafés, mas estas não tem o mesmo valor para o organismo humano.

Deixamos-lhe algumas dicas para que passe a beber mais água:

  1. De manhã, logo depois de acordar e ainda em jejum, beba 1 copo de água. Desta forma, ajuda o organismo a regularizar a função intestinal.
  2. Compre uma garrafa de água pequena para ter na mala. Esta simples medida fará com que beba mais água, pois lembra-se que o deve fazer sempre que vê a garrafa.
  3. Em casa ou no trabalho, tenha um copo de água sempre perto de si e beba ao longo do dia.
  4. Quando necessitar de fazer as suas refeições fora de casa, peça água. Se gostar, junte uma rodela de limão mas evite pedir água com sabores, porque possuem adoçantes artificiais.
  5. Para não beber sempre água simples, junte umas gotas de limão, lima ou umas rodelas de maçã. Pode também adicionar fatias de pepino ou folhas de hortelã e deixe a repousar durante a noite, deste modo oferece um sabor agradável à água e permite-lhe variar os sabores.
  6. Beba a água devagar e ao longo do dia. Não beba a água num curto espaço de tempo, para não sobrecarregar o organismo. Deve repartir a ingestão de água ao longo do dia, antes das refeições e antes da realização de exercícios físicos.
  7. Reduza as bebidas com cafeína e álcool, pois são bebidas diuréticas, isto é, aumentam o funcionamento dos rins, produzindo mais urina e eliminando, deste modo, muita água.
  8. Beba água quando sentir vontade de comer fora de horas. Nem sempre o organismo transmite corretamente os sinais, confundindo, por vezes, sede com fome. Se após uma refeição sentir vontade de petiscar, beba um copo de água e o organismo transmitirá uma sensação de satisfação.

Estas dicas são fáceis de aplicar, mesmo para quem tem uma vida de maior stress ou que não permaneça muito tempo no mesmo sítio. Com o tempo, vai passar a beber mais água e a sentir-se melhor, uma vez que o organismo está hidratado. A sua saúde agradece!…

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Mitos e Verdades sobre a diabetes
Prevenção da Diabetes e das doenças cardiovasculares
Alimentação Saudável: boas razões para comer ovos
Qual dos açúcares devemos preferir?


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>