Dicas para Aliviar a Barriga Inchada

dicas para aliviar a barriga inchada

Todos nós, homens e mulheres, já passamos pela sensação de barriga inchada, mesmo sem termos comido em excesso, e sabemos que é uma sensação desagradável. Muitas vezes, mesmo depois de fazer dieta, parece que a barriga continua na mesma, apesar de se terem perdido alguns quilos.

Existem inúmeras razões para a sensação de barriga inchada – prisão de ventre, alimentação deficiente em fibras e alimentos diuréticos, mau funcionamento do estômago, stresse, acumulação de altos níveis de gordura e doenças do foro intestinal, como cancro do intestino ou doença de Crohn. Nas mulheres, a barriga inchada também é muito comum com a aproximação do período menstrual, porque nesta fase o organismo retém mais líquidos.

Independentemente das causas, adotar um estilo de vida saudável, seguindo uma dieta equilibrada e prática regular de exercício físico, pode ser o suficiente para ajudar a desinchar a barriga.

Para que a sensação de barriga inchada desapareça ou não seja muito frequente, apresentamos algumas dicas e recomendações que o poderão ajudar a ultrapassar este problema.

  • Mastigue bem os alimentos
    Comer sem pressa e mastigar corretamente os alimentos facilita a digestão. Enquanto mastiga calmamente, o organismo transmite ao cérebro que está saciado e, deste modo, ingere menos alimentos.
  • Beba muitos líquidos – água ou chã
    A água dificulta a acumulação de impurezas no organismo.
  • Às refeições, faça uma boa preparação do prato
    A refeição deve conter metade do prato com salada crua, sem molhos, sendo o restante dividido em hidratos de carbono e proteínas.
  • Evite fumar
    O fumo do tabaco prejudica o bom funcionamento do sistema digestivo, levando a uma acumulação de gases no organismo e, consequentemente, barriga inchada.
  • Coma várias vezes ao dia
    Não fique muitas horas sem ingerir alimentos, deve comer num intervalo máximo de quatro horas. Reparta as refeições em pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, em dias que se deite mais tarde pode adicionar a ceia. Ao lanche dê preferência a frutas, iogurtes, sumos naturais e cereais.
  • Aposte numa alimentação rica em fibras
    Deve ingerir alimentos com elevada quantidade de fibras – arroz, aveia, linhaça, legumes, verduras, pão integral, fruta e carnes magras, porque ajudam a regular o intestino, sem o qual não conseguirá desinchar a barriga.
  • Pratique exercício físico diariamente
    Todos os dias, procure fazer um exercício como correr, saltar a corda, flexões, alongamentos, abdominais, natação, andar de bicicleta ou simplesmente caminhar, com uma duração mínima de trinta minutos. Estes exercícios ajudam a um melhor desempenho do organismo e aliviar a sensação de barriga inchada.
  • Coma alimentos diuréticos
    Para que a sensação de barriga inchada desapareça,deve ingerir alimentos diuréticos – como salsa, alho, pepino, alcachofra, alface, cenoura, morango, melão, melancia, maracujá, sumo de limão, água de coco -, porque ajudam ao bom funcionamento dos rins, eliminando os líquidos retidos.
  • Ingira alimentos sem gás
    Evite ingerir alimentos propícios à produção de gases, como água com gás, sumos gaseificados, fritos, repolho, rabanetes, pão, produtos fumados como linguiça, presunto, farinheira, salsichas.

Estas são algumas dicas saudáveis que poderá seguir para aliviar a sensação de barriga inchada. Se a causa não for um problema de saúde, seguindo estas indicações solucionará mesmo o problema e sentir-se-á melhor.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Zinco
Aveia combate o Colesterol LDL, as Gorduras e o Cancro
Devemos comer pão tradicional ou pão de forma?
Mitos e Verdades sobre Dietas e Alimentação


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>