Devemos comer pão tradicional ou pão de forma?

pão tradicional ou pão de forma

O pão é um dos pilares da nossa alimentação. No entanto, muitas vezes, não fazemos as melhores opções na escolha do pão que ingerimos…

Vejamos quais são as características do pão tradicional e do pão de forma para que possamos fazer a escolha acertada para termos uma alimentação saudável.

PÃO TRADICIONAL:
É um alimento apetitoso, saudável e muito nutritivo, tendo como ingredientes exclusivos a farinha de trigo e/ou outros cereais, água e sal. Destaca-se pela sua simplicidade, valor nutritivo e preço relativamente baixo.
O pão tradicional é rico em hidratos de carbono complexos, fibras e minerais; mas tem um baixo teor de gordura, pelo que o seu consumo não é causa direta de aumento de peso se forem respeitadas as quantidades adequadas, conforme o seu estilo de vida e gasto metabólico.

PÃO DE FORMA:
É mais prático porque se conserva em bom estado durante mais tempo e nos permite ter sempre pão em casa. À receita do pão tradicional acrescenta-se farinha enriquecida e ingredientes como glúten de trigo, farelo, alguns derivados lácteos, ovos, farinha de leguminosas ou de malte, açúcar e mel, gorduras vegetais (em muitas ocasiões hidrogenadas), cereais, especiarias e condimentos.
O seu teor calórico (cerca de 250 kcal por 100 g) não é muito maior do que o do pão tradicional, contudo é muito mais rico em gordura e açúcares, logo é menos saudável.

Assim, o pão tradicional destaca-se pelas suas qualidades nutricionais, devendo estar presente diariamente na nossa alimentação.
Já o pão de forma, que tem mais gordura e açúcares, deve ser ingerido de forma muito esporádica. Algumas variedades de pão, como as baguetes, também devem ser evitadas, pois utilizam farinhas muito refinadas e adicionam outras gorduras com o objetivo de melhorar o seu sabor ou de se conservar em bom estado durante mais tempo.

Se tiver dificuldade em comprar pão do dia, procure na secção de padaria um pão, de preferência escuro ou integral, que poderá congelar, deixando apenas de parte o suficiente para 1 ou 2 dias.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Dicas para emagrecer com saúde
Diabetes, a doença e as suas implicações para a saúde
Variedades e características da alface
Sumo para diminuir o Colesterol


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>