Benefícios do exercício físico para a saúde

benefícios do exercício físico

Fatores diversos do mundo moderno (stress, alimentação inadequada, falta de tempo e disposição…), aliados a outros de vária ordem, levam a um elevado grau de sedentarismo e ao desinteresse pela prática de desporto e exercício físico, o que compromete a saúde e bem-estar geral.

Adotar uma alimentação equilibrada ou evitar maus hábitos alimentares não são medidas suficientes para prevenir certas doenças, sendo necessário incluir na rotina diária e/ou semanal a prática desportiva, que tem muitos benefícios para a saúde. Para todas as doenças há um exercício que ajuda no seu tratamento e prevenção.

Apresentamos-lhe uma lista com diversas doenças ou distúrbios de saúde e a atividade desportiva mais adequada para cada um:

  • Para prevenir doenças cardiovasculares é recomendável a prática de exercícios aeróbicos.
  • No tratamento e prevenção de diabetes, além da atividade aeróbica, é preciso fazer também musculação, com pesos leves que variam de 1 a 2,5kg.
  • Contra distúrbios reumatológicos, um trabalho de relaxamento e meditação antes de fazer os exercícios auxilia o paciente.
  • As artroses, seja no joelho ou no quadril, melhoram quando a pessoa ganha massa muscular. Para isso, recomenda-se a prática de exercícios aeróbicos e um reforço muscular, conseguido quando se pedala sem carga.

Mas, na prática do exercício físico, também há que permanecer alerta, evitando exageros ou posturas incorretas, que podem causar lesões.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

O que é uma dieta saudável?
Ler ajuda a Emagrecer
Benefícios do óleo de cártamo na dieta de emagrecimento
Dietas da moda, perda de peso e saúde


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>