Conheça os nutrientes: Sais Minerais – Selénio

nutrientes - selénio

O selénio é um nutriente com várias funções no organismo, das quais se destacam a participação na síntese de hormonas tiroidianas, a ação antioxidante e o auxílio a enzimas que dependem dele para terem um bom funcionamento.

A quantidade ideal de ingestão de selénio para adultos é de 55 microgramas por dia. Salmão, castanha de caju e carnes são boas fontes deste nutriente.

Confira a quantidade do mineral que alguns alimentos oferecem:

  • 85 g de salmão = 40 mcg de selénio
  • 85 g de caranguejo = 40 mcg de selénio
  • 85 g de frango = 20 mcg de selénio
  • 85 g de bife de carne vermelha = 17 mcg de selénio
  • 1 chávena de leite = 5 mcg de selénio

 

A deficiência de selénio é rara, mas pode ocorrer em condições em que não há oferta suficiente do micronutriente, como nas regiões onde o solo é pobre neste sal mineral. Comparativamente com a América, Canadá ou China, os solos da Europa são mais pobres.

Decorrente desta situação e da mudança de hábitos alimentares dos europeus, tem-se vindo a registar uma diminuição no consumo do nutriente. Estes dados podem vir a ser preocupantes, pois o consumo de selénio abaixo dos níveis recomendados pode condicionar a produção proteínas vitais ao organismo (as designadas selenioproteínas).

Consequentemente, podem registar-se deficiências na reparação do ADN, redução nas defesas imunitárias e anti-inflamatórias, assim como uma redução na proteção contra doenças crónicas, como o cancro e as doenças cardiovasculares.

Apesar de tudo, com uma dieta equilibrada, consegue-se obter dos alimentos o nutriente na quantidade necessária para o bom funcionamento do organismo, sem ter de recorrer aos suplementos de selénio.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Saiba como fazer uma alimentação saudável
Receita de Salada de arroz basmati
Dicas para evitar a flatulência
Causas e tratamento da obesidade


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>