Conheça os nutrientes: Sais Minerais – Potássio

alimentos ricos em potássio - banana

De entre todos os sais minerais, o funcionamento do organismo depende da regulação de potássio dentro e fora das células. O potássio é o principal nutriente presente no interior das células, enquanto o sódio é o principal do fluido externo.

Os níveis de concentração entre potássio e sódio criam uma diferença electroquímica conhecida como potencial de membrana. O controlo do potencial de membrana das células é essencial para a transmissão dos impulsos nervosos, contração muscular e funcionamento do coração.

A baixa concentração de potássio é conhecida por hipocalemia, sendo que a hipocalemia severa pode levar à arritmia cardíaca, o que pode ser fatal. Os sintomas da deficiência são fadiga, fraqueza, cãibras musculares, obstipação e dores abdominais.

A ingestão adequada deste mineral, para adultos, é de 4.700 miligramas por dia. Coma diariamente cinco a nove porções de frutas e legumes. Para atingir esse objetivo, faça um esforço consciente para incluir uma ou duas porções em cada refeição. Além disso, deverá controlar a ingestão de sal, porque o seu abuso desgasta os níveis de potássio.

Confira a quantidade do mineral que alguns alimentos oferecem:

½ chávena de ameixas secas = 633 miligramas de potássio
1 banana média = 467 miligramas de potássio
1 tomate médio = 273 miligramas de potássio
½ chávena de espinafres cozidos = 419 miligramas de potássio
1 laranja média = 237 miligramas de potássio

Frutas e legumes em geral (com especial destaque para a banana), tomate e batata são ótimas fontes de potássio. A falta destes alimentos pode levar a quebras de ossos irreversíveis.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Receita de maionese caseira
Alimentação saudável - uma boa aliada da saúde
Saiba como fazer uma alimentação saudável
Prevenção e tratamento da Obesidade


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>