Conheça os Nutrientes: Sais Minerais – Magnésio

magnésio

O magnésio é um nutriente que está envolvido em centenas de reações metabólicas.

O corpo de um adulto tem cerca de 25 gramas deste micronutriente, sendo cerca de 60% encontrado nos ossos, 27% nos músculos, 7% nas células e menos de 1% é encontrado fora delas.  O resultado dessa divisão é o seu envolvimento em funções como a produção de energia, síntese de DNA, RNA e proteínas, e transporte de ferro pela membrana celular.

A deficiência de magnésio é rara, já que o mineral é abundantemente encontrado nos alimentos de origem vegetal e animal. Porém, devemos ficar atentos a doenças que aumentam o risco de deficiência de magnésio – como a doença de Crohn, síndrome da má absorção, doença celíaca, doenças renais e alcoolismo crónico.

A indicação de consumo diário para homens e mulheres que tenham de 19 a 30 anos é de 400 e 310 miligramas, respetivamente. Para quem tem mais que 30 anos, a recomendação diária sobe para 420 miligramas para os homens e 320 para as mulheres.

Boas opções para encher o prato de magnésio são as verduras e legumes verdes, cereais integrais e oleaginosas. Carnes e leite apresentam uma quantidade intermédia, enquanto que os alimentos refinados contêm baixo nível de magnésio.

Confira a quantidade do mineral que alguns alimentos oferecem.

½ chávena de farelo de aveia = 96.4 mg de magnésio
30 grs de amêndoa = 81.1 mg de magnésio
½ chávena de espinafres cozidos = 78.3 mg de magnésio
30 grs de amendoim = 49.8 mg de magnésio
1 banana média = 34.2 mg de magnésio

Fonte: Linus Pauling Institute Micronutrient Research for Optimum Health

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Receita de Folhas de couve recheadas
Sabia que o marisco é bom para as dietas?
Receita de Salada de arroz basmati
Ação dos Antioxidantes numa Alimentação Saudável


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>