Conheça os nutrientes: Sais Minerais – Cobre

alimentos ricos em cobre

Entre outras funções, o cobre é um ótimo antioxidante (substância que combate os radicais livres, responsáveis pela formação das placas de gordura nas artérias). Este sal mineral é um nutriente que também faz parte de diversas enzimas envolvidas na produção de energia celular, na formação de tecidos conetivos e na produção de melanina.

A deficiência de cobre é rara. No entanto, um sinal clínico de deficiência é um tipo de anemia que não se cura com o consumo de ferro, mas é corrigida com suplementação de cobre. Outros indícios das taxas diminutas de cobre são a baixa pigmentação e a deficiência no crescimento. A deficiência do sistema imunológico é outro sintoma, porque as baixas no mineral levam à diminuição das células de defesa do sangue, aumentando a suscetibilidade para infeções.

O cobre pode ser encontrado em carnes, peixes, sementes e oleaginosas. Confira a quantidade deste sal mineral em alguns alimentos:

1 ostra média cozida = 670 mcg de cobre
30 g de amêndoa = 332 mcg de cobre
1 chávena de lentilha cozida = 497 mcg de cobre
30 g de chocolate preto = 198 mcg de cobre
30 g de grãos de girassol = 519 mcg de cobre

A recomendação de consumo de cobre para os adultos é de 900 microgramas diários.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Alimentação saudável - uma boa aliada da saúde
Fibras fazem mais que regular o trânsito intestinal
Sabia que a maçã ajuda a reduzir a ingestão de calorias?
Chá para Desintoxicar o Organismo


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>