Conheça os nutrientes: Sais Minerais – Cálcio

alimentos ricos em cálcio

De todos os nutrientes, o cálcio é o mineral mais abundante no nosso organismo, sendo que 99% dele está presente nos dentes e ossos; estando o restante concentrado nos líquidos corporais e nos tecidos.

Para o bom funcionamento fisiológico, o cálcio presente no sangue e nos líquidos que envolvem as células deve ser mantido em baixa concentração. Quando a alimentação não dá a quantidade diária necessária de cálcio, o organismo encarrega-se de captar o cálcio existente nos ossos.

No entanto, esta reação defensiva do corpo revela-se perigosa e pode levar a graves acidentes, pois o esqueleto fica enfraquecido. Crianças e adolescentes que ingerem a quantia mínima de cálcio durante muito tempo podem mesmo impedir que a massa óssea atinja os níveis de referência.

Para lá da sua importância para o fortalecimento e estruturação óssea, este mineral participa também na construção e relaxamento dos vasos sanguíneos, na transmissão do impulso nervoso, na contracção muscular, na segregação de hormonas e na acção das proteínas e enzimas.

As principais fontes de cálcio são o leite e seus derivados. Crianças e adolescentes dos 9 aos 18 anos devem ingerir 1.300 miligramas de cálcio por dia. Já os adultos de 19 a 50 anos devem consumir diariamente 1.000 miligramas do mineral. Pessoas com mais de 50 anos, precisam somar 1.200 miligramas diários de cálcio.

Verifique abaixo a quantidade de cálcio que alguns alimentos proporcionam:

½ chávena de brócolos cozidos = 35 mg de cálcio
½ chávena de espinafres cozidos = 115 mg de cálcio
42.5 grs de Queijo tipo Cheddar = 241 mg de cálcio
230 ml de iogurte = 300 mg de cálcio
230 ml de leite = 300 mg de cálcio

Fonte: Linus Pauling Institute Micronutrient Research for Optimum Health

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça a Dieta Montignac
Siga a Pirâmide Alimentar e tenha uma Alimentação Saudável
Propriedades nutricionais dos tremoços
Receita de Salada de arroz basmati


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>