Como saber quais as dietas que são seguras?

Faça dieta sem comprometer a saúde...

Hoje em dia existem muitas dietas e programas de emagrecimento, desde as que prometem milagres bebendo apenas líquidos ou aquelas em que pode se pode ingerir gordura sem moderação… A diversidade é muita, mas sabe quais as dietas verdadeiramente seguras?

À partida, as dietas restritivas estarão eliminadas, pois inibem o consumo de alimentos que contêm nutrientes fundamentais para o organismo, como os hidratos de carbono. Este tipo de dieta podem mesmo originar disfunções graves no organismo pela carência de nutrientes e minerais necessários para a saúde e bem-estar geral.

Uma boa dieta para emagrecer deve ser equilibrada, incluindo todos os nutrientes, pois cada um deles tem uma ação específica no organismo. Para perder peso de forma saudável o segredo é diversificar os alimentos e moderar as quantidades.

Para seguir uma dieta responsável e segura deverá ter em atenção os seguintes aspetos:

  • Antes de iniciar qualquer dieta de emagrecimento, deverá ser cuidadosamente examinado pelo seu médico, que também deverá indicar os benefícios e desvantagens do programa, bem como a adequação dietética e a meta saudável de perda de peso.
  • O programa deve ajudar a promover hábitos de vida saudáveis, tais como a mudança de hábitos alimentares e o incremento da atividade física sustentada e saudável.
  • Deverá ingerir diariamente todos os nutrientes recomendados, como vitaminas, minerais e proteínas.
  • Diminua a ingestão de calorias, sem cortar nos géneros alimentícios essenciais.
  • Uma dieta saudável deve conduzir a uma perda moderada de peso, salvo indicação explícita do médico.
  • Não espere perder todo o peso a mais de uma só vez. Após a primeira ou duas primeiras semana, deverá perder em média 1 kg por semana.
  • Uma boa dieta de emagrecimento deve incluir conselhos e planos práticos para manter o peso estável, quando terminar a fase de perda de peso e entrar na manutenção.

Lembre-se, para perder peso eficazmente tem de se manter saudável. Sempre que possível, consulte um nutricionista que, após conhecer o seu histórico de saúde, lhe traçará um plano de dieta personalizado que contemple a reeducação alimentar. Desta forma, conseguirá fazer uma dieta saudável e segura, que o fará emagrecer à medida que ajusta os seus hábitos alimentares, sem fome ou qualquer tipo de privação nutricional.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Tire o máximo proveito das verduras e legumes
Dicas para emagrecer com saúde
Receita de sumo energético
Distúrbios Alimentares: anorexia nervosa e bulimia


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>