Comer à noite engorda mais?

comer à noite

A alimentação é um dos temas mais complexos e que suscitam mais dúvidas a qualquer pessoa, quer seja para manter, diminuir ou aumentar o peso. “Comer à noite engorda mais” será mito ou realidade? A verdade é que nem é um mito muito provado nem uma realidade muito verificada.

Todas as pessoas precisam de se alimentar, pois é através da alimentação que se conseguem obter os nutrientes que nos fornecem as calorias, que mais tarde, no interior do nosso organismo, se vão transformar em energia e, assim, conseguirmos realizar todas as nossas atividades diárias.

Relativamente ao facto de se engordar mais ao comer à noite, não podemos esquecer que os alimentos têm as mesmas calorias, quer seja de manhã, à tarde ou à noite e, como tal, as calorias que ingerimos ao comer qualquer alimento, são as mesmas em qualquer hora do dia. No entanto, as nossas atividades diárias não são as mesmas em todas as horas do dia, isto é, de dia gastamos mais energia nas atividades que realizamos, logo necessitamos de ingerir mais calorias, nas refeições diurnas, começando logo pela manhã, com um bom pequeno-almoço.

Caso nos alimentemos bem durante o dia, as calorias que ingerimos vão sendo desgastadas com o desempenho das várias atividades diárias e isso faz com que o organismo se mantenha equilibrado. Se, pelo contrário, ingerimos menos do que aquilo que gastamos, chegamos à noite com fome e tendemos a fazer uma refeição mais saciável; no caso de ingerirmos mais calorias do que as necessárias, estas são acumuladas no organismo sob a forma de gordura.

À noite, o que normalmente acontece é que estamos mais relaxados, sem stress e a preocupação do trabalho, portanto com maior disponibilidade e predisposição para efetuar um jantar mais elaborado, com mais molhos e condimentos, podendo até incluir uma sobremesa. Depois do jantar, só nos apetece descansar e relaxar no sofá e o que acontece é que não vamos consumir tudo o que ingerimos ao jantar, o excedente vai ficar armazenado no nosso organismo sob a forma de tecido adiposo, ou seja, gordura.

É de salientar que, apesar de estarmos sempre a gastar energia, quando vamos dormir o organismo reduz o metabolismo ao máximo, gastando o mínimo de energia para as suas funções básicas.

A acumulação de gordura no corpo, deve-se ao facto de consumirmos menos calorias do que aquelas que ingerimos, portanto se vamos ingerir muitas calorias à noite e o nosso organismo não as vai consumir, elas vão-se acumular, no nosso corpo sob a forma de tecido adiposo, o que resulta num aumento de peso e, aí sim, comer à noite engorda mais. Por exemplo, uma fatia de bolo de manhã é mais rápida e facilmente digerida pelo organismo, devido às atividades que vão ser realizadas ao longo do dia; no entanto, se essa mesma fatia for comida à noite o nosso organismo irá ter mais dificuldade em absorver e consumir todas as calorias ingeridas e elas vão-se transformar em gordura.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Como saber quais as dietas que são seguras?
Laxantes tornam o intestino preguiçoso
Importância da Fruta na alimentação
A dieta do abdómen


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>