Combater a obesidade e emagrecer com saúde

Combater a obesidade e emagrecer com saúde

Grande parte da população mundial tem atualmente problemas de peso, principalmente obesidade. Os obesos tendem a desenvolver doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Para evitar os males desencadeados pela obesidade, os obesos devem incluir no seu dia-a-dia novas rotinas e hábitos alimentares mais saudáveis.

O mundo atual trouxe, sem dúvida, muitas vantagens e conquistas inegáveis. No entanto, também deu origem a que se desenvolvessem e/ou acentuassem o sedentarismo e o stress, que são comummente considerados dois dos maiores males da sociedade. A isso aliam-se as novas tendências na alimentação, principalmente o fast food, que hoje em dia faz parte da vida da maioria das crianças e adultos. Este tipo de comida tem um alto teor de gorduras saturadas, refrigerantes cheios de açúcar, salgadinhos com uma quantidade enorme de sódio e muitos outros exemplos de nutrição inadequada que criaram uma geração de pessoas obesas. Este tipo de alimentação aumenta o acumular de gordura sob a pele e, com o tempo, pode tornar-se crónica, pois cada vez é mais difícil livrar-se do excesso de peso somente com ajustes no regime alimentar.

O primeiro passo para combater a obesidade e perder peso de forma saudável é, sem dúvida, ter muita força de vontade. Não adianta começar se não tiver a determinação necessária para o fazer. Para dar esse passo, terá de adotar um estilo de vida mais saudável, que inclui novos hábitos alimentares.

Dicas para ter uma alimentação saudável e combater a obesidade

  • Em primeiro lugar, deve deixar de consumir fast food. Esta alimentação é um verdadeiro templo de gordura e açúcares e, para perder peso de forma sustentada e saudável, é imperioso que ponha de lado este tipo de alimentos.
  • Inclua alimentos saudáveis na sua alimentação, como frutas, legumes e verduras.
  • Comece as principais refeições com verduras e legumes, para ingerir uma menor quantidade de calorias.
  • Madtigue correta e lentamente a comida.
    A sensação de saciedade demora cerca de 20 minutos a chegar ao cérebro, por isso, apesar de parecer um facto não muito importante, a mastigação é fundamental na alimentação dos obesos.
  • Tente movimentar-se mais e faça algum exercício físico (com o devido acompanhamento médico)
    Faça caminhadas, ande de bicicleta ou faça qualquer atividade física que aumente a condição cardiorrespiratória, mas antes de começar, faça uma consulta médica.
  • Não acredite em dietas milagrosas e demasiadamente restritivas!
    Se é obeso e quer perder peso, o segredo da alimentação é ingerir somente a quantidade nutrientes necessário para o organismo e fazer com que ele se acostume a isso.
  • Nunca se esqueça que uma alimentação para obesos tem de ser obrigatoriamente rica em fibras, vitaminas e minerais, hidratos de carbono (de preferência com baixo índice glicémico), proteínas isentas de gordura saturada e ácidos gordos que promovam o aumento do colesterol bom.

Associado à adoção de novos hábitos alimentares e ao aumento da atividade física, para combater a obesidade deverá também consultar um nutricionista e/ou um endócrinologista. Desta forma, emagrecerá de forma sustentada, sem pôr em risco a sua saúde.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Receita de atum grelhado aromatizado
Saiba como fazer uma alimentação saudável
Alimentação saudável e amiga do ambiente
Dicas para nunca deixar de tomar o café da manhã


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>