Chocolate Preto ajuda a diminuir a pressão arterial

chocolate preto

A tensão alta é um problema de saúde à escala global, estando relacionada com 54% dos ataques cardíacos e 47% das doenças coronárias em todo o mundo. É, pois, importante arranjar mecanismos que ajudem a controlar a pressão arterial.

Estudos indicam que o consumo diário de chocolate preto pode ajudar a reduzir levemente a pressão sanguínea.

A pressão arterial é a medida da força que o sangue faz sobre as artérias enquanto é bombeado do coração para o corpo. Existem duas medidas de pressão sanguínea:

  • Pressão sistólica – tensão que o sangue exerce sobre as artérias quando o coração bate;
  • Pressão diastólica – tensão que o sangue faz sobre as artérias quando o coração relaxa entre cada batimento.

A causa do benefício do chocolate preto está relacionada com a ação do cacau, o seu principal ingrediente, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.

O cacau contém flavonoides na sua composição, que levam à produção de óxido nítrico pelo organismo. O óxido nítrico é uma substância química que leva a uma descontração dos vasos, facilitando a passagem do sangue e, por consequência, a uma diminuição da pressão arterial.

Nos estudos realizados, a quantidade diária de chocolate preto ingerida por cada participante varia de 3 g a 105 g, mas todos apresentaram uma leve redução na pressão sanguínea. Os dados de referência da pressão sistólica para um adulto saudável são de 120 mmHg (milímetros de mercúrio). Nos indivíduos envolvidos, o cacau reduziu-a entre 2 a 3 mmHg. No entanto, os estudos duraram apenas duas semanas, pelo que os efeitos a longo prazo são ainda desconhecidos.

Entretanto, especialistas dizem que há maneiras mais saudáveis de se diminuir a pressão do sangue, uma vez que o chocolate possui gordura e açúcar.

Os 100 g de chocolate preto que precisariam de ser consumidas diariamente, segundo alguns estudos, acarretariam um acréscimo de 500 calorias, o que equivale a um quarto da recomendação calórica diária para mulheres.

Como tal, será vantajoso consumir outros alimentos que também contêm flavonoides (mesmo que em menor quantidades do que no cacau) – como feijões, maçãs e outras frutas. Estas opções trazem os mesmos benefícios que o chocolate preto para o controle da pressão arterial, mas têm menos efeitos indesejáveis para a dieta e saúde.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Hidratos de carbono: monossacáridos e polissacáridos
Sabia que a maçã ajuda a reduzir a ingestão de calorias?
Alimentação Vegetariana e Saudável
Alimentos que ajudam a emagrecer


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>