Características e Benefícios do chá Amarelo

chá Amarelo

O chá amarelo é retirado da mesma planta de onde se extrai o chá branco, o chá preto, o chá vermelho e o chá verde, a planta camellia sinensis. Esta planta, nativa das florestas do nordeste da Índia e do sul da China, pode atingir até quinze metros de altura, mas raramente o homem a deixa atingir mais de metro e meio.

A produção do chá amarelo é parecida com a do chá verde, sendo que as principais diferenças ocorrem na época da colheita – as folhas para o chá amarelo são mais jovens, o processo de secagem é mais lento e as folhas humedecidas descansam até amarelarem. A   fermentação também é mais lenta, ficando o chá amarelo com mais quantidade de antioxidantes.

Este processo de preparação das folhas de chá, permite melhorar as suas propriedades, salientando um sabor mais suave e doce que o chá verde. Deste modo, as pessoas incluem-no na sua dieta sem grande dificuldade.

Benefícios do chá amarelo para a saúde

Os principais responsáveis pela ação benéfica do chá amarelo no organismo são os polifenóis, substâncias que ajudam no bom funcionamento das células, e as catequinas, uma substância bacteriológica e antioxidantes que facilita a absorção de nutrientes e a eliminação dos produtos tóxicos do organismo, ajudando também a reduzir a acidez do estômago.

A ingestão de chá amarelo combate os radicais livres presentes no organismo, protege a pele e previne o aparecimento de rugas, evitando o envelhecimento prematuro da pele, além de revigorar o sistema imunológico e oferece bem-estar.

É muito útil no tratamento de úlceras, irritações das paredes do estômago, auxilia no controlo do colesterol, protege o coração, reduzindo o colesterol LDL, é anticoagulante, protege as pessoas com alergias respiratórias. Existem ainda estudos que defendem que o consumo de chá amarelo pode prevenir o aparecimento de alguns cancros.

Benefícios do chá numa dieta de emagrecimento

O chá amarelo contém mais quantidade de cafeína do que o chá verde, o que faz dele um alimento termogénico (necessita de energia para ser digerido), ajuda a emagrecer, devido à capacidade de aumentar o metabolismo e a possibilidade de destruir os lípidos e as células gordas, é diurético, evita a concentração de líquidos no corpo e auxilia na digestão. É, pois, um bom aliado numa dieta de emagrecimento.

Não deve, contudo, ser ingerido logo após as refeições, porque a presença das catequinas pode prejudicar a absorção dos principais minerais, como o ferro e o cálcio, presente nos alimentos.

Para obter os melhores benefícios que o chá amarelo pode transmitir ao organismo, deve preparar uma infusão tendo em atenção que deve adicionar 1 colher de café de ervas por cada 200 ml de água e não deixar ferver, porque a água muito quente coze as folhas e retira os seus efeitos benéficos.

Deve-se ingerir cerca de quatro copos de chá por dia, isto é aproximadamente 1 litro de chá por dia para conseguir aproveitar ao máximo os seus benefícios para a saúde e para quem segue uma dieta de emagrecimento.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Creme de Espargos
Guia de alimentação para controlar o colesterol
Hipotiroidismo: causas, sintomas e tratamento da doença
Ação dos Antioxidantes numa Alimentação Saudável


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>