Benefícios e propriedades nutricionais do Morango

benefícios dos morangos

O morango tornou-se uma cultura há cerca de 250 anos atrás. As variedades que consumimos hoje são resultado de cruzamentos de espécies diferentes que ocorriam naturalmente na Europa (França e Rússia) e na América (Chile e Estados Unidos).

O morango é um pseudofruto, sendo, na verdade o recetáculo floral desenvolvido do morangueiro, que se tornou carnoso, suculento e avermelhado.

Por ser bastante delicado e facilmente perecível, o morango deve ser mantido no frigorífico, em temperatura de 0°C, tendo um tempo de conservação de 2 a 5 dias.

Os morangos devem ser lavados rapidamente em água corrente, sem a absorver para não perderem o sabor. Não suportam o calor, por isso devem ser consumidos crus.

Propriedades nutricionais dos morangos e os seus benefícios para a saúde

  • Além de suculento, saboroso e bastante versátil, o morango também possui propriedades nutricionais muito importantes para o organismo.
  • É uma excelente fonte de vitamina C, de folato e potássio; além disso, tem muitas fibras e poucas calorias (cerca de 40 kal/100 g).
  • Destaca-se pela mistura de minerais – fósforo, magnésio e potássio. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso e ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular. O potássio contribui ainda para  a regulação da pressão sanguínea.
  • São ricos em nitrato, que pode aumentar o fluxo de sangue e oxigénio para os músculos em 7%, o que conduz a uma redução da fadiga muscular.
  • Proporciona maior resistência aos tecidos, ossos e dentes; a sua ingestão pode reduzir o colesterol e também prevenir o escorbuto (oito morangos possuem mais vitamina C do que uma única laranja).
  • Os antioxidantes como a vitamina C, flavonoides, fitoquímicos fenólicos e ácido elágico, presentes nos morangos podem ajudar a evitar ressecamento dos olhos e,  em grande medida, a degeneração dos nervos óticos. 
  • É rico em iodo, que contribui para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.
  • O morango possui ainda bioflavonoides anticancerígenos, como a antocianina (de coloração avermelhada) e o ácido elágico. Assim, é benéfico na prevenção e cura de infeções, cicatrização de ferimento e bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e digestivo.

Se optar por fazer um sumo natural de morango, tome-o imediatamente, para que as propriedades nutricionais não se percam facilmente.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Benefícios do exercício físico para a saúde
Exercícios físicos que ajudam a estar em forma
Laxantes tornam o intestino preguiçoso
Devemos comer pão tradicional ou pão de forma?


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>