Benefícios e propriedades nutricionais da Laranja

benefícios da laranja

A laranja é uma fruta pouco calórica, com elevado teor de água e rica em vitamina C.

Esta fruta originária da Ásia, especialmente da China e do arquipélago malaio. Entre as várias espécies de laranja existentes, as laranjas híbridas (resultantes da mistura de duas ou mais espécies diferentes) são as de maior tamanho, que têm melhor sabor e maior quantidade de sumo.

A melhor época para comprar laranjas vai desde meados do outono até à primavera.

Se forem consumidas em curto prazo, as laranjas podem ser deixadas à temperatura ambiente; no entanto, se pretende conservá-las durante mais de uma semana, deve colocá-las no frigorífico.

Propriedades nutricionais

Além de ser rica em vitamina C, a laranja é também uma excelente fonte de ácido fólico, potássio e magnésio.

O ácido cítrico, o que potencia a ação da vitamina C, encontra-se igualmente em grandes quantidades nesta fruta apetecível. A fibra, por sua vez, encontra-se sobretudo entre a casca e polpa (a “parte branca” da laranja, que muitas vezes é removida).

A sua cor característica deve-se à quantidade de betacaroteno que contém.

Vantagens da laranja para a saúde

O seu elevado teor em vitamina C, flavonoides e betacaroteno fazem da laranja uma fruta especialmente vantajosa para a saúde cardiovascular, devido ao efeito antioxidante destes nutrientes, fundamentais para combater os radicais livres que proliferam nos alimentos industrialmente processados.

No entanto, as propriedades antioxidantes da laranja são também uma forma de prevenção de outras doenças degenerativas como cancro.

O consumo de laranjas juntamente com alimentos ricos em ferro aumenta a absorção do ferro pelo organismo, propriedade muito importante, sobretudo para combater anemias.

A fibra solúvel que existe na laranja pode facilitar o trânsito intestinal, diminuir a absorção dos níveis de colesterol e os picos glicémicos (picos de açúcar no sangue).

Dicas

A vitamina C, que é o nutriente mais importante da laranja, oxida-se e, por isso, perde-se com muita facilidade. Veja abaixo os cuidados que deve ter para evitar que isso aconteça:

  • A vitamina C desaparece quando a polpa entra em contato com o ar. Portanto, descasque a laranja só quando for consumi-la. Da mesma maneira, não guarde o sumo de laranja, mesmo que seja no frigorífico, para este manter as propriedades nutricionais da fruta.
  • Se mandar laranja para o lanche dos seus filhos, retire a casca, mas deixe a parte branca (que funciona como uma proteção).
  • Não coma laranjas muito maduras, eles devem estar no ponto certo de maturação.
  • O sumo de laranja deve ser servido fresco e gelado; ao aquecê-lo, perde a vitamina C. Por isso, as receitas à base de laranja não podem ser consideradas fontes dessa vitamina.
  • Para cortar a laranja, use somente faca de aço inoxidável, outros metais oxidam a vitamina C.
  • Quanto mais ácida for a laranja, maior é o seu conteúdo de vitamina C, por isso prefira laranjas ácidas.

É aconselhável o consumo de pelo menos uma laranja por dia, pois garante o aporte da dose diária recomendada de vitamina C, sendo também um dos melhores reguladores dos valores do colesterol.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Ler ajuda a Emagrecer
Princípios e benefícios da Dieta Mediterrânea
Chocolate Preto ajuda a diminuir a pressão arterial
Dicas para nunca deixar de tomar o café da manhã


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>