Benefícios do óleo de cártamo na dieta de emagrecimento

óleo de cártamo

O açafrão-bastardo (Carthamus tintorius), mais conhecido como cártamo, é uma planta agreste que mede entre 30 e 150 cm, muito resistente em condições climatéricas adversas, como a falta de água, ventos fortes, temperaturas elevadas ou muito baixas. O cártamo desenvolve-se em diferentes tipos de solo, reproduzindo-se com razoável facilidade em zonas com uma precipitação compreendida entre os 300 e 500 mm de água anual, tolerando temperaturas até aos 50 º C.

O óleo de cártamo é obtido das sementes da planta e começou por ser utilizado como corante e aromatizante na culinária, na indústria farmacêutica e para produzir corantes amarelos e vermelhos.

A nível nutricional, as sementes de cártamo contêm:

  • Proteínas;
  • Minerais;
  • Vitamina E, um antioxidante natural que combate os radicais livres;
  • Um elevado teor de ácido linoleico, mais conhecido como ómega 6, que atrasa a libertação das gorduras para as células;
  • Ácido oleico, conhecido como ómega 9, que controla os níveis de colesterol e regula as hormonas que ajudam no processo metabólico do organismo.

O óleo de cártamo tem características benéficas para o organismo, sendo muito utilizado como analgésico, anticoagulante, anti-inflamatório, carminativo (ajuda na libertação de gases intestinais), diurético, emenagogo (facilita a menstruação), e laxante.

Devido às suas características, atualmente o óleo de cártamo é utilizado em muitas dietas de emagrecimento, porque reduz o apetite, transmite uma sensação de fartura, reduz a gordura da barriga (essencialmente a localizada na zona do abdómen) e, deste modo promove a lípase, isto é, força o organismo a usar as gorduras acumuladas como fonte de energia. Regula ainda os níveis de colesterol, diminuindo o LDL (mau colesterol), ao mesmo tempo que aumenta o HDL (bom colesterol) e os triglicerídeos.

O consumo regular de óleo de cártamo, proporciona um aumento de energia, da imunidade, da proteção antioxidante, da produção de anti-inflamatórios, assim como auxilia na diminuição da concentração dos lípidos, aumenta a massa muscular, além de reduzir e prevenir o aparecimento de celulite.

São, pois, vários os benefícios do óleo de cártamo para a saúde e para quem pretende fazer uma dieta de emagrecimento.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Beba Sumos Naturais e Sinta-se Bem!
Combater a obesidade e emagrecer com saúde
A sua dieta inclui legumes?
Os melhores alimentos para emagrecer


Um Comentário para Benefícios do óleo de cártamo na dieta de emagrecimento

  1. João Lopes diz:
    Ótimo manual e informações sobre o suplemento de óleo de cartamo em capsulas grande beneficio para saúde na composição dos ômegas 6 e ômega 9 existente no óleo de cartamo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>