Benefícios da framboesa

benefícios da framboesa

A framboesa é o fruto da framboeseira, tem um sabor suave e agridoce, mas a polpa é muito aromática. É um fruto constituído por várias drupas, pequenas e arredondadas, que se agrupam num aglomerado e se prendem a um pequeno recetáculo, deixando o núcleo oco.

A framboesa pode-se consumir crua ou na forma de polpa, marmelada, compotas, gelados, licores, iogurtes, sumos e doces, entre outros produtos alimentares. É, por isso, um fruto com bastantes potenciais, podendo se utilizada com diversas finalidades, além de ter excelentes benefícios para a saúde humana.

As framboesas podem ser cultivadas ou nascem no asfalto de forma silvestre, no entanto, tanto de uma forma como de outra têm múltiplas vantagens para a saúde. Este fruto é uma excelente fonte de vitamina C, que ajuda o organismo, nomeadamente o sistema imunitário a proteger-se contra as infeções. As propriedades antioxidantes da vitamina C participam na produção de colagénio, esta proteína faz parte de estruturas como a pele, o tecido conjuntivo, a cartilagem e os tendões. A framboesa contém boas quantidades de cálcio, de potássio, de ferro e de magnésio.

O cálcio é muito importante e necessário aquando da formação dos osso e dos dentes, logo é bastante importante em todas as fases da vida humana. Na fase de infância, de crescimento e da adolescência ele é imprescindível para garantir um bom crescimento ósseo e dentário, já na fase adulta ele é bastante importante para ajudar a manter a massa óssea e evitar o desenvolvimento da osteoporose.

O potássio é um mineral relevante na regulação da tensão arterial, na contração muscular e na manutenção do equilíbrio dos fluidos corporais.

O ferro tem um papel fundamental no organismo, nomeadamente no transporte de oxigénio, na produção de energia e no sistema imunitário, sendo especialmente importante na idade sénior e para as mulheres, para colmatar as perdas de sangue a que estão sujeitas mensalmente, na fase da menstruação.

O magnésio, com funções a nível da transmissão neuromuscular, participa ativamente na regulação dos fluxos corporais, através das membranas celulares e auxilia a atividade de algumas enzimas em vários processos enzimáticos.

É de salientar que as vagas e a framboesa contém salicilato natural, que é semelhante ao constituinte principal da aspirina, sendo assim não é aconselhável a sua ingestão a pessoas sensíveis à aspirina ou a qualquer um dos seus componentes. As framboesas também contêm ácido oxálico, um anti nutriente que pode agravar cálculos renais ou da bexiga, em pessoas suscetíveis a esses males. No entanto, é necessário ingerir uma grande quantidade de framboesas para que surjam problemas desse género.

Aproveite as múltiplas opções de confeção das framboesas e desfrute de todos os seus benefícios diariamente, desde a compota, para o pequeno-almoço até ao gelado para a sobremesa, do almoço ou do jantar.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Ferro
Exercícios físicos que ajudam a estar em forma
Importância dos hidratos de carbono na alimentação
Hipotiroidismo: causas, sintomas e tratamento da doença


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>