Aveia combate o Colesterol LDL, as Gorduras e o Cancro

aveia faz bem

A aveia tem o poder de combater o mau colesterol, mas os seus benefícios para a saúde não se esgotam aqui.

Este cereal não só reduz as taxas de LDL (mau colesterol), como também previne o cancro do cólon, devido ao facto de ser rico em fibras solúveis, que se aliam à água e se transformam num gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino.

A aveia é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas.

Os diabéticos também podem usufruir dos benefícios da aveia, já que as fibras do cereal se aliam ao açúcar dos alimentos, fazendo com que demore mais tempo a circular na corrente sanguínea.

Quem quer emagrecer tem também na aveia uma excelente aliada, já que dá uma sensação de saciedade mais rápida, levando a comer menos.

Recomendações de ingestão diária de aveia:

  • Os adultos devem ingerir entre 20 e 30 gramas diárias. Uma colher de sopa cheia de aveia tem em média 20 gramas; essa quantidade equivale a um grama de fibra, o nutriente que mais se destaca no cereal.
    No entanto, este nutriente também está presente noutros alimentos, como frutas, vegetais, massas e pão integral.
  • As crianças devem começar a ingerir aveia a partir dos dois anos, salvo indicação médica em contrário.
    O consumo entre as crianças varia de acordo com a idade, sendo o cálculo bastante simples: basta somar 5 à idade da criança – uma criança com 2 anos, por exemplo, deverá ingerir 7 gramas para ter o aproveitamento dos nutrientes da aveia.

As formas para ingerir o cereal são variadíssimas: com os flocos, o farelo ou a farinha de aveia. Comparando os três, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, por último, a farinha. Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições.

Acima de tudo, ao ingerir aveia estará a contribuir para baixar os níveis do mau colesterol (LDL), reduzir as gorduras e combater o cancro… Caso ainda não a tenha incluída na sua dieta, faça-o pela sua saúde.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Devemos comer alimentos diet ou light?
Importância da Fruta na alimentação
Pirâmide Alimentar da Clínica Mayo
Dicas para nunca deixar de tomar o café da manhã


Um Comentário para Aveia combate o Colesterol LDL, as Gorduras e o Cancro

  1. jose arimateia de moraes diz:
    aveia consumida no feijão fas efeito á saude e no leite desnatado o mesmo efeito / obrigado por me responder.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>