Aprender a viver com a diabetes

aprender a viver com a diabetes

As pessoas diabéticas que correm mais risco são as que têm o físico do tipo «maçã», pois a acumulação de gordura à volta do abdómen faz com que a insulina seja menos eficiente a controlar os níveis de glicose.

As pessoas com diabetes tipo 2 não precisam necessariamente de fazer uma dieta especial, mas se tiverem excesso de peso – o que acontece com cerca de 80% das pessoas com diabetes do tipo 2 -,  é importante que emagreçam. A maioria das pessoas sabe como é difícil seguir uma dieta para perder peso e fazer exercício físico, mas os diabéticos ignoram, muitas vezes, os riscos que correm: qualquer diabetes é grave e pode conduzir a complicações devastadoras.

O excesso de açúcar no sangue danifica os órgãos e o sistema vascular; isso significa que pessoas com diabetes estão muito mais propensas a doenças cardiovasculares e têm três vezes mais hipóteses de ter colesterol alto, hipertensão ou obesidade – cerca de 80% das pessoas com diabetes acabam por morrer de ataque cardíaco ou derrame cerebral.

A glicose no sangue pode também danificar os vasos sanguíneos mais pequenos, o que provoca problemas nos rins, pés, nervos e olhos (1/4 dos pacientes desenvolvem retinopatia, que conduz à cegueira). Se a diabetes não for controlada como deve ser, as pessoas são confrontadas com insuficiência renal ou danos nos membros inferiores que implicam amputação.

Acima de tudo, há que ter sempre em mente que a diabetes é uma doença progressiva; no entanto, a prática de exercício físico e perda de peso, quando necessário, pode reduzir o risco de todas as complicações a ela associadas.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Aproveite os benefícios nutricionais da fruta
Durma bem e faça uma alimentação saudável
Controle o colesterol e os triglicerídeos
Receita de chá de folhas de anona


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>