Alimentos que estimulam o bronzeamento

alimentos que estimulam o bronzeamento

Um corpo escultural e uma pele bonita e bronzeada são o sonho de qualquer mulher. No verão estas são preocupações frequentes, no dia-a-dia de qualquer um. Sabia que pode deixar todas as outras mulheres ruídas de inveja, se comer os alimentos certos?

A nossa pele é constituída por duas camadas, a epiderme e a derme. Os alimentos que nós ingerimos são transformados em nutrientes, através do sistema digestivo e posteriormente passam para o sistema sanguíneo, onde são absorvidos e utilizados nas mais variadas tarefas do nosso corpo. Como tal, alguns dos nutrientes que ingerimos atuam na epiderme e na derme, formando mesmo uma barreira protetora contra os raios solares. Os alimentos que estimulam a produção de melanina são os que devem ser consumidos para estimular o bronzeado, uma vez que a melanina é o pigmento que dá a cor à nossa pele.

Se quer ajudar a manter a sua pele bronzeada, de forma natural e sem esforço, deve incluir no seu regime alimentar alimentos de coloração avermelhada, alaranjada e esverdeada, uma vez que são bastante ricos em betacaroteno e licopeno, que são os principais responsáveis pela formação de melanina. Alguns destes alimentos são: melancia, manga, mamão, abóbora, cenoura, beterraba, tomate, laranja, pimentão, ervas que contêm clorofila, morango, goiaba vermelha, framboesa e cereja. É de salientar que estes alimentos apenas ajudam a aumentar o seu bronzeado e não mudam o seu tom de pele do dia para a noite, pois a capacidade de bronzeamento é muito variável, de pessoa para pessoa, tem a ver com a informação genética carregada por cada um.

Para que esta dieta resulte, é necessário que a ingestão destes alimentos comece, um mês antes da exposição solar, de forma que quando o sol atingir a sua pele, ela já esteja munida de betacarotenos e licopenos em quantidade satisfatória.

É de salientar que o excesso de betacaroteno na alimentação se deposita nas palmas das mãos e na planta dos pés, deixando-os com uma cor amarelada. No entanto, com o decorrer do tempo e com a suspensão deste tipo de alimentação, a cor da pele volta ao seu tom normal.

Após o alcance do tom bronzeado que deseja, deve consumir alimentos que a ajudem a reduzir os danos causados pelo sol, ou seja alimentos ricos em vitamina C e vitamina E. Os alimentos ricos em vitamina C são: laranja, limão, caju, goiaba, kiwi e vegetais com folhas verdes escuras, como o agrião, a couve, os brócolos e a rúcula. A vitamina E é facilmente encontrada se comermos nozes, amêndoas, avelãs, sementes de girassol, azeite e outros óleos vegetais.

O excesso de bebidas alcoólicas e a ingestão de alimentos muito condimentados e gordurosos tornam a pele mais seca e impedem o prolongamento do bronzeado.

Comece hoje mesmo a preparar o seu verão, adote uma dieta rica em alimentos que estimulem o bronzeamento e sinta-se preparado para os dias de praia.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Benefícios do exercício físico para a saúde
Saiba como fazer uma alimentação saudável
Importância da Fruta na alimentação
Mitos e Verdades sobre Dietas e Alimentação


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>